Busca avançada
Ano de início
Entree

Tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação de professores através do método peer instruction

Processo: 12/17423-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 10 de janeiro de 2013
Vigência (Término): 07 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Marcelo Alves Barros
Beneficiário:Marcelo Alves Barros
Pesquisador Anfitrião: Eric Mazur
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Harvard University, Cambridge, Estados Unidos  
Vinculado ao auxílio:08/10470-6 - Inovação curricular em física: transposição didática de teorias modernas e a sobrevivência dos saberes, AP.TEM
Assunto(s):Formação de professores   Física moderna
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Física Moderna e Contemporânea | formação de professores | inovação curricular | Peer Instruction | Ensino de Física

Resumo

Neste projeto de estágio de pesquisa no exterior temos como propósito aprofundar em temas de investigação sobre a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea na formação inicial de professores, a partir da utilização do método Peer Instruction, entre licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Instituto de Física da USP de São Carlos e que atenda satisfatoriamente às novas demandas de atualização curricular.Durante a realização do estágio de pesquisa no exterior procuraremos desenvolver um projeto comum entre o grupo de pesquisa em Ensino de Física do Instituto de Física da USP de São Carlos, coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Alves Barros, e o grupo do Prof. Dr. Eric Mazur, da School of Engineering and Applied Sciences da Universidade de Harvard, buscando alcançar resultados que contribuam para a melhoria da formação de professores de física a respeito da inovação curricular no Brasil e EUA. Também buscaremos discutir as linhas gerais de um convênio de cooperação entre Brasil e EUA e estabelecer as diretrizes para um projeto de pós-doutorado de 01 ano de duração a ser realizado em 2014 na Universidade de Harvard.É neste contexto que se insere o projeto de estágio de pesquisa apresentado, visando consolidar a trajetória de investigação dos trabalhos desenvolvidos pelo Prof. Dr. Marcelo Alves Barros, fomentando o intercâmbio de ideias e a difusão de propostas de investigação e publicações conjuntas a partir da cooperação nesta área. Entre os principais resultados esperados desse projeto apontamos o interesse em participar e contribuir com as pesquisas sobre inovação curricular em Ensino de Física no Brasil a respeito da inserção de propostas de ensino inovadoras em sala de aula, assim como contribuir de forma geral para a melhoria do Ensino de Física, na medida em que as conclusões que se levantarão desta investigação se propõem aos cursos de formação de professores de Física. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)