Bolsa 13/00473-6 - Microscopia óptica, Microscopia de fluorescência - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Interação de peptídeos antimicrobianos em membranas modelos com coexistência de domínios lipídicos

Processo: 13/00473-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2013
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2014
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Maria Teresa Moura Lamy
Beneficiário:Thais Azevedo Enoki Liarte
Supervisor: Gerald William Feigenson
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: Cornell University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/11671-5 - Interação de peptídeos antimicrobianos com membranas modelo., BP.DR
Assunto(s):Microscopia óptica   Microscopia de fluorescência   Microdomínios da membrana   Bicamadas lipídicas   Corantes fluorescentes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Domínios lipídicos (lipid rafts) | interacao peptídeo-lipidio | Membranas modelo | Microscopia Óptica e de Fluorescência em vesículas gigantes | peptídeos antimicrobianos | propriedades termo-estruturais da bicamada lipídica | sondas fluorescentes e paramagnéticas | Biofísica Molecular

Resumo

Esse projeto complementa o atual projeto de pesquisa de doutorado regular Processo FAPESP 2010/11671-5. Visa o estudo da interação de peptídeos antimicrobianos (PAMs) com membranas modelo incluindo a complexidade de domínios lipídicos ("lipid rafts"). Supõe-se que a distinta composição dos domínios lipídicos exerce importante função para a célula, incluindo sinalização, transporte através da membrana, seletividade de proteínas, e estão relacionadas à sua forma, tanto em células de mamíferos como em micro-organismos. O grupo de pesquisa do Prof. Dr. Gerald W. Feigenson (Universidade de Cornell) tem apresentado grandes contribuições no estudo desses sistemas, que são de fundamental importância para a caracterização de membranas celulares. Como apresentado neste projeto, o grupo do Prof. Feigenson tem explorado esses sistemas lipídicos com diversos trabalhos teóricos e experimentais, abrangendo uma extensa variedade de técnicas experimentais: Espectroscopia de fluorescência, Ressonância Paramagnética Eletrônica, Microscopia Óptica e de Fluorescência (confocal, "two-fótons"), Espectroscopia de Correlação de Fluorescência. O estudo do mecanismo de ação de PAMs em membranas modelo, com coexistência de domínios lipídicos, pode nos ajudar a minimizar o efeito hemolítico dos peptídeos antimicrobianos e potencializar sua atividade antimicrobiana. Assim como, compreender os novos mecanismos de ação que vendo sendo discutidos na literatura, referentes à interação/ perturbação dos peptídeos nos contornos de fase dos domínios lipídicos. Os peptídeos que serão estudados neste projeto são: Gomesina (Gm), um PAM isolado da aranha Acanthoscurria gomesiana; seu análogo linear (GmL), onde as cisteínas da Gm foram substituídas por serinas; o peptídeo Hylin-a1 (Hya1), isolado do sapo Hipsiboas albopunctatus, e seus análogos (K-Hya1 e D-Hya1), onde foram inseridos uma lisina e um ácido aspártico na primeira posição e a leucina da posição seis foi substituída por um triptofano. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ENOKI, THAIS A.; HEBERLE, FREDERICK A.; FEIGENSON, GERALD W.. FRET Detects the Size of Nanodomains for Coexisting Liquid-Disordered and Liquid-Ordered Phases. BIOPHYSICAL JOURNAL, v. 114, n. 8, p. 1921-1935, . (13/00473-6)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.