Busca avançada
Ano de início
Entree

Antenas de microfita embutidas em cavidades cilíndricas

Processo: 12/22913-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Telecomunicações
Pesquisador responsável:Alexis Fabricio Tinoco Salazar
Beneficiário:Prêntice Chaves Ribeiro Filho
Instituição-sede: Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Antenas

Resumo

Neste projeto pretende-se analisar, projetar e construir antenas de microfita linearmente polarizadas, embutidas em cavidades cilíndricas. Patches híbridos alimentados por pontas de prova coaxiais serão considerados de modo a sintetizar elementos com baixa polarização cruzada. Inicialmente, o método da cavidade ressonante, válido para antenas eletricamente finas, será desenvolvido com o objetivo de estabelecer o modo de ressonância mais adequada a uma irradiação broadside. Em seguida, otimizações serão realizadas em um software de análise de onda completa, como o HFSS, de modo definir as dimensões de construção do patch e respectiva cavidade. Uma vez que o patch híbrido exige que dois de seus lados, em geral opostos, sejam curto-circuitados ao ground, tecnologia SIW (Substrate Integrated Waveguide) será utilizada na confecção de protótipo em frequência da faixa do ISM (Industrial, Scientific and Medical). Além do elemento, redes circunferencias também serão analisadas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RABELO, NILSON R.; LACAVA, J. C. DA S.; TINOCO SALAZAR, ALEXIS F.; RIBEIRO FILHO, P. C.; NASCIMENTO, D. C.; LEON VASQUEZ, RUBEN D.; SANT'ANNA, SIDNEI J. S. Analytical Model for Predesigning Probe-Fed Hybrid Microstrip Antennas. INTERNATIONAL JOURNAL OF ANTENNAS AND PROPAGATION, 2018. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.