Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulação via método de Boltzmann em rede da hidrodinâmica de biorreator em leito fixo para tratamento de vinhaça

Processo: 12/23459-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Jose Antonio Rabi
Beneficiário:Dayane Cristina Gomes Okiyama
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Hidrodinâmica   Vinhaça
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:biorreator | Hidrodinâmica | Método de Boltzmann em rede | Modelagem | Simulação | vinhaça | Fluidodinâmica computacional

Resumo

Por meio do método de Boltzmann em rede (lattice Boltzmann method - LBM, em inglês), a presente pesquisa propõe a simulação computacional da hidrodinâmica de biorreatores de leito fixo para tratamento de vinhaça. Na medida em que o escoamento interfere na concentração de espécies químicas no interior do biorreator, tal simulação em detalhes auxilia a compreensão dos fenômenos de transporte ali presentes, permitindo a adequação e otimização do processo. Em comparação com métodos clássicos de discretização (como elementos finitos ou volumes finitos), LBM é relativamente recente mas tem despertado a atenção da comunidade acadêmica, com aplicações para problemas envolvendo fenômenos de natureza multifásica e/ou fronteiras móveis. LBM é um método em mesoescala que trata o meio material como composto por partículas (fictícias) que habitam uma rede, deslocando-se ao longo das conexões da rede e colidindo entre si ao chegar a um mesmo sítio. Com base nesta dinâmica de partículas, é possível simular o comportamento macroscópico do sistema. O simulador LBM será validado contra dados gerados por pesquisas experimentais em biorreatores de interesse, em colaboração com outros projetos de pesquisa financiados pela FAPESP, como também contra resultados numéricos a serem obtidos com o auxílio do software comercial de fluidodinâmica computacional (computational fluid dynamics - CFD, em inglês). Além da vantagem de elaborar um simulador em código computacional aberto, este projeto de pesquisa desenvolverá competências em modelagem e simulação de biorreatores para tratamento de efluentes a partir de método numérico que se encontra na fronteira do conhecimento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OKIYAMA, D. C. G.; RABI, J. A.; RIBEIRO, R.; FERRAZ, A. D. N., JR.; ZAIAT, M.; MANNINA, G. CFD Simulations of Fluid Dynamics Inside a Fixed-Bed Bioreactor for Sugarcane Vinasse Treatment. FRONTIERS IN WASTEWATER TREATMENT AND MODELLING, FICWTM 2017, v. 4, p. 7-pg., . (12/23459-6, 11/51902-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OKIYAMA, Dayane Cristina Gomes. Simulação numérica da hidrodinâmica de biorreator em leito fixo para tratamento de vinhaça. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.