Busca avançada
Ano de início
Entree

Vitrine do desejo: um estudo sobre perfis de busca de parceiros do mesmo sexo no site Manhunt.net nas cidades de Araraquara e São Carlos

Processo: 12/22798-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia
Pesquisador responsável:Richard Miskolci Escudeiro
Beneficiário:Rodrigo Casaut Melhado
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sexualidade   Mídia digital   Heteronormatividade   Teoria queer   Araraquara (SP)   São Carlos (SP)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Heteronormatividade | homossexualidades | Mídias digitais | Sexualidade | Teoria Queer | Sexualidade, gênero e mídias digitais

Resumo

Este projeto pretende analisar os perfis com fotos de usuários do sítio de encontro entre homens Manhunt.net nas cidades de Araraquara e São Carlos, situadas no interior de São Paulo. Ambas foram escolhidas por serem próximas e possuírem uma dinâmica urbana de intercâmbio de agentes formando um circuito. Assim esta pesquisa buscará desvendar, através das fotos e descrições utilizadas pelos usuários do sítio, quais os componentes de gênero, geração, classe social, concepções de masculinidades e construção do corpo no mercado amoroso fazem-se presentes, neste recorte, no Manhunt.net. As mídias digitais fazem com que o eu privado converta-se em um eu público que apresenta-se para uma plateia anônima e, por isso, os perfis são considerados como a performatização da subjetividade. Seu objetivo é compreender os procedimentos envolvidos na construção dos perfis online, bem como seus valores e as convenções de gênero, sexualidade e outros marcadores sociais das diferenças acionados nele. Sustentando tais argumentos, este projeto possui como referências estudos brasileiros sobre sexualidade, Teoria Queer e pesquisas recentes sobre o uso de mídias digitais.(AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)