Busca avançada
Ano de início
Entree

Agricultura Familiar e os impactos da restrição ao crédito rural: uma análise para diferentes níveis de mercantilização

Processo: 12/21590-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economias Agrária e dos Recursos Naturais
Pesquisador responsável:Ana Lucia Kassouf
Beneficiário:Marcos de Oliveira Garcias
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura familiar   Política agrícola   Crédito rural

Resumo

O objetivo dessa pesquisa é analisar os impactos da restrição do crédito rural para os agricultores familiares, em cada uma das grandes regiões brasileiras nos níveis baixo, médio e alto de mercantilização (índice que indica quanto da parcela da produção é comercializada). O impacto da restrição ao crédito para os agricultores familiares será estimado através do modelo de Propensity Score Matching (Pareamento por Escore de Propensão) utilizando os dados do Censo Agropecuário de 2006.Após o procedimento de pareamento, serão avaliados os indicadores de produtividade da terra (valor total da produção dividido pelo total de área produtiva do estabelecimento de agricultura familiar) e do trabalho (valor total da produção dividido pelo número de trabalhadores empregados na produção), identificando se os estabelecimentos agropecuários de agricultura familiar que receberam crédito rural tiveram melhor desempenho comparado aos que tiveram restrição, baseando-se apenas nos grupos equiparáveis. Além disso, pretende-se verificar se o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar - PRONAF tem sido efetivo como política de desenvolvimento no meio rural, proporcionando aumento da capacidade produtiva.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GARCIAS, Marcos de Oliveira. Agricultura familiar e os impactos da restrição ao crédito rural: uma análise para diferentes níveis de mercantilização. 2014. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.