Busca avançada
Ano de início
Entree

Estruturas necessárias ao conhecimento e estruturas lógico-matemáticas: um estudo em Epistemologia Genética

Processo: 11/16344-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Ricardo Pereira Tassinari
Beneficiário:Alexandre Augusto Ferraz
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/52627-9 - Sistêmica, auto-organização e informação, AP.TEM
Assunto(s):Epistemologia genética

Resumo

Este Projeto de Pesquisa se insere na área da Epistemologia, mais especificamente, na área de Epistemologia Genética. O objetivo geral deste Projeto de Pesquisa é, a partir dos estudos feitos por Jean Piaget das estruturas epistêmico-psicológicas, necessárias ao conhecimento científico, segundo a Epistemologia Genética, estudar a correlação entre essas estruturas epistêmico-psicológicas necessárias ao conhecimento e as estruturas matemáticas estudadas nas áreas da Lógica e da Matemática. Os objetivos específicos deste Projeto de Pesquisa consistem em: (1) Explicitar o que vem a ser a noção de estrutura do sujeito epistêmico necessária ao conhecimento; (2) Apresentar exemplos de estruturas necessárias ao conhecimento, em especial, o Grupo Prático de Deslocamento e o Sistema de Esquemas de Transfiguração; (3) Estudar definições usuais de Estrutura Lógicas e Matemáticas, presentes na bibliografia da área, tais como, por exemplo, Estruturas Algébricas (Grupo, Corpo, Anel), Estruturas "Aritméticas" e Estruturas Topológicas; (4) Estudar e explicitar a correlação entre a noção de estrutura do sujeito epistêmico, necessária ao conhecimento, e as estruturas lógico-matemáticas; (5) Exemplificar essa correlação por meio das estruturas especificadas acima, isto é, em especial, das estruturas epistêmico-psicológicas e do Sistema de Esquemas de Transfiguração.Palavras-chave: Epistemologia Genética; Psicologia Genética; Estruturas epistêmico-psicológicas; Estruturas Matemáticas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERRAZ, Alexandre Augusto. Como é possível o conhecimento matemático : uma análise a partir da epistemologia genética. 2014. 111 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.