Busca avançada
Ano de início
Entree

Instrumentos Científicos para o Ensino de Física na Educação Secundária no Brasil entre 1931 e 1961.

Processo: 12/02078-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Cristina de Senzi Zancul
Beneficiário:Elton de Oliveira Barreto
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Instrumentos científicos   Ensino de ciências

Resumo

Este projeto tem como objetivo levantar aspectos a respeito do ensino de Física proposto e ministrado entre os anos 1931 e 1961, a partir do estudo de um conjunto de instrumentos antigos pertencentes ao laboratório de Física da Escola Estadual Bento de Abreu de Araraquara (SP) - EEBA. A EEBA, renomada instituição da cidade, foi o primeiro ginásio estadual de Araraquara e um dos primeiros ginásios oficiais do Estado de São Paulo. A etapa inicial do trabalho consistirá na busca de informações sobre a aquisição dos instrumentos antigos, uma vez que não existem, na escola, documentos ou registros sobre da chegada desse material. Serão realizados levantamentos no arquivo público do Estado de São Paulo, no Centro de Memória da Faculdade de Educação da USP. Com a intenção de analisar a história do ensino de Física nos primeiros anos de funcionamento da EEBA como ginásio oficial, será realizado um estudo da legislação de ensino em vigor naquele tempo. Com base no referencial teórico do estudo, buscar-se-á discutir aspectos do ensino secundário de Física entre 1931 e 1961. Com este estudo pretende-se contribuir para ampliar a compreensão do projeto histórico de difusão das ciências na educação escolar.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARRETO, Elton de Oliveira. Instrumentos de ensino de valor histórico e seu papel no ensino secundário no Brasil (1931-1961). 2014. 133 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.