Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo funcional de microRNAs associados ao processo de metástase em linhagens celulares de carcinoma mamário humano

Processo: 12/17111-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Humana e Médica
Pesquisador responsável:Márcia Maria Chiquitelli Marques Silveira
Beneficiário:Taciane Macedo
Instituição-sede: Hospital do Câncer de Barretos. Fundação Pio XII (FP). Barretos , SP, Brasil
Assunto(s):Neoplasias mamárias   Expressão gênica   MicroRNAs

Resumo

Os estudos funcionais in vitro são fundamentais para a compreensão do papel dos microRNAs (miRNAs), pequenos RNAs (14 a 20nt) não codificadores de proteínas que desempenham papel importante na regulação da expressão gênica. Metástase é o processo que mais frequentemente afeta o gerenciamento clínico de pacientes com câncer e ocorre em múltiplos passos sequenciais. No entanto, as bases moleculares das vias que regem estes passos ainda permanecem obscuras. Estudos recentes têm sugerido que determinados microRNAs (miRNAs) tem um importante papel no desenvolvimento e progressão do câncer de mama. Este projeto está dentro da linha de genômica funcional do câncer e refere-se ao estudo do papel de miRNAs na regulação da expressão de genes chaves para o processo de metástase no câncer de mama. No presente estudo pretendemos analisar a viabilidade de linhagens celulares imortalizadas de carcinoma mamário, como modelos para estudos funcionais com os miRNAs miR-183 e miR-494, previamente identificados como desregulados neste tipo de carcinoma. Nossa hipótese é que estes miRNAs, previamente apontados como desregulados em tumores de pacientes com câncer de mama, exercem importante papel na regulação da expressão de genes chaves associados ao fenótipo metastático. Utilizaremos a tecnologia de PCR em Tempo Real a fim de avaliarmos a expressão dos miRNAs mir-183 e miR-494 assim como de seus respectivos alvos em um painel de linhagens celulares de carcinoma mamário. Por meio de ensaios funcionais in vitro (superexpressão) pretendemos avaliar o papel destes miRNAs na modulação da expressão de genes chaves para o processo de metástase e o impacto dessa modulação no comportamento de células neoplásicas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MACEDO, TACIANE; SILVA-OLIVEIRA, RENATO J.; SILVA, VIVIANE A. O.; VIDAL, DANIEL O.; EVANGELISTA, ADRIANE F.; MARQUES, MARCIA M. C. Overexpression of mir-183 and mir-494 promotes proliferation and migration in human breast cancer cell lines. Oncology Letters, v. 14, n. 1, B, p. 1054-1060, JUL 2017. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.