Busca avançada
Ano de início
Entree

(Re) configurações de amizade por jovens descendentes de japoneses frente à participação em associações nipo-brasileiras.

Processo: 12/24299-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 30 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Amnéris Ângela Maroni
Beneficiário:Juliana Carneiro da Silva
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/00013-8 - Imaginários e imaginações de amizades possíveis ou improváveis por e para jovens brasileiros descendentes de japoneses, BE.EP.MS
Assunto(s):Amizade

Resumo

Por meio de investigação empírica das redes de amizade de jovens brasileiros descendentes de japoneses (redes que podem incluir também não descendentes) através de entrevistas e pesquisa de campo, este projeto propõe-se a estudar as dinâmicas que agem na formação dessas redes na região formada entre três grandes cidades paulistas (São Paulo, Campinas e Sorocaba) buscando os elementos que são mobilizados para definir quem é amigo em contextos exteriores às associações nipo-brasileiras. Investigo principalmente, orientada por minha hipótese, a mobilização da categoria "descendente de japonês" e a afiliação a associações nipo-brasileiras nesse processo, pois sugiro que tais instituições, através da circulação de práticas, pessoas e noções entre elas, agem sobre a formação dessas redes centrando-as no convívio entre os próprios descendentes ao forjar simultaneamente a ideia da existência de um entendimento compartilhado (BAUMAN, 2003, apud, NAKAMOTO, 2010, p. 81) e a possibilidade mesma da construção de um entendimento entre eles. Busco com isso contribuir para os estudos que entendem a amizade como uma relação que, ao (re) trabalhar sempre as fronteiras entre quem pode ou não ser amigo e quem é de fato, diz sobre as distinções sociais e a construção do eu, da noção de pessoa e do outro, dando ênfase aos diferentes significados que ela assume, algo que permaneceu por muito tempo como segundo plano nos estudos antropológicos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. Semelhanças que atraem : um caleidoscópio nas relações entre jovens brasileiros descendentes de japoneses no estado de São Paulo. 2016. 171 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.