Busca avançada
Ano de início
Entree

Investigação de reações de fissão e espalação induzidas por deutério a altas energias em alvos de ouro e isótopos de chumbo

Processo: 13/01754-9
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 20 de maio de 2013
Vigência (Término): 19 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física Nuclear
Pesquisador responsável:Valdir Guimarães
Beneficiário:Gayane Karapetyan
Supervisor no Exterior: Alexander Solnyshkin
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : Joint Institute for Nuclear Research (JINR), Rússia  
Vinculado à bolsa:11/00314-0 - Reações de espalhamento elástico e transferência induzidas por núcleos exóticos leves, BP.PD
Assunto(s):Fissão nuclear   Radioatividade

Resumo

O principal objetivo do presente projeto de Bolsa de Estágio de Pesquisa no exterior (BEPE) é realizar medidas para investigar reações, tais como fissão e espalação, induzidas por deutério a altas energias em alvos de isótopos de chumbo (204Pb, 206Pb, 207Pb e 208Pb) e analisar dados de medidas já realizadas com deutério a altas energias em alvo de ouro. A experiência para obter medidas da reação de deutério em alvos de isótopos de chumbo deverá ser realizada a partir de Junho de 2013 no Laboratory of High Energies of the Joint Institute for Nuclear Research, Dubna, Russia (LHE, JINR), no qual a proponente, Dra. Gayane Karapetyan, possui colaboração. Essas medidas utilizarão o feixe externo do Nuclotron, instalado nesse laboratório, no qual a proponente tem grande experiência. Além dessas medidas propostas, a proponente irá participar de uma outra experiência com projéteis de deutério mas em energias mais altas (4.0 AGeV), cujo objetivo é verificar a dependência energética dessas reações nucleares. A técnica a ser utilizada é o método de ativação, onde os produtos das reações são implantados em folhas-alvo e os raios-³ do decaimento são detectados com um detector HPGe. Com essa técnica podemos determinar a intensidade e as características cinemáticas dos produtos da reação. As seções de choque das reacões serão obtidas a partir da análise dos espectros de raios-³ dos fragmentos radioativos. Esses fragmentos sera o identificados levando-se em conta suas meias-vidas, intensidades e energias de transição-³. As medidas dos raios-³ irão começar imediatamente após a irradiação, a fim de se medir isótopos de curta duração, bem como aqueles de vida longa (como 56Co, 102Rh, 110mAg). Durante a experiência, espera-se obter um grande número de espectros de raios-³ (em uma média de 10-15 espectros para cada alvo). Neste projeto também objetivamos calcular as seções de choque dos fragmentos produzidos pelas rea 'co es induzidas por deutério sobre o 197Au, bem como analisar as distribuições de carga e massa de produtos da reação, a fim de determinar a seção de choque para cada reação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BALABEKYAN, A. R.; DEMEKHINA, N. A.; KARAPETYAN, G. S.; KARAYAN, L.; DRNOYAN, J. R.; ZHEMENIK, V. I.; ADAM, J.; ZAVORKA, L.; SOLNYSHKIN, A. A.; TSOUPKO-SITNIKOV, V. M.; KHUSHVAKTOV, J.; GUIMARAES, V.; DEPPMAN, A. Recoil properties of fragments formed in 4.4 GeV deuteron-induced reactions on a gold target. Physical Review C, v. 89, n. 5 MAY 8 2014. Citações Web of Science: 3.
DEPPMAN, A.; ANDRADE-, II, E.; GUIMARAES, V.; KARAPETYAN, G. S.; TAVARES, O. A. P.; BALABEKYAN, A. R.; DEMEKHINA, N. A.; ADAM, J.; GARCIA, F.; KATOVSKY, K. Superasymmetric fission of heavy nuclei induced by intermediate-energy protons. Physical Review C, v. 88, n. 6 DEC 13 2013. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.