Busca avançada
Ano de início
Entree

Os significados da depressão entre pacientes oncológicos em tratamento

Processo: 12/01876-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 14 de setembro de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem - Enfermagem Médico-cirúrgica
Pesquisador responsável:Marcia Maria Fontão Zago
Beneficiário:Miriam Lopes
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Depressão   Neoplasias   Enfermagem oncológica   Cultura   Neoplasias da bexiga   Antropologia médica

Resumo

A literatura aponta que há divergências conceituais sobre a depressão, ora empregada como um diagnóstico específico, ora como uma categoria implicando sofrimento, ou ainda, como uma expressão coloquial no sentido de infelicidade ou angústia. No contexto do cuidado de enfermagem ao paciente oncológico, a discussão do cuidado integral traz à tona as dimensões subjetivas e simbólicas, dos saberes populares, dos valores pessoais, do simbólico do adoecer pelo câncer e pela depressão, presentes nas relações entre o enfermeiro e o paciente. Frente a esta descrição, este estudo tem objetivo de interpretar os significados da depressão atribuídos por pacientes oncológicos em tratamento. Será desenvolvido com apoio da antropologia médica, do método etnográfico e da estratégia narrativa. Serão convidados a participar da pesquisa pacientes com câncer de bexiga, sem diagnóstico de depressão, atendidos em uma instituição hospitalar pública. Os dados serão coletados na instituição e no domicílio dos participantes pela observação participante e entrevista em profundidade. Serão elaborados textos que serão interpretados pelo processo da análise de narrativas, na perspectiva hermenêutica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOPES, MIRIAM; NASCIMENTO, LUCILA CASTANHEIRA; FONTAO ZAGO, MARCIA MARIA. Paradox of life among survivors of bladder cancer and treatments. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 50, n. 2, p. 222-229, MAR-APR 2016. Citações Web of Science: 0.
MIRIAM LOPES; LUCILA CASTANHEIRA NASCIMENTO; MÁRCIA MARIA FONTÃO ZAGO. Paradox of life among survivors of bladder cancer and treatments. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 50, n. 2, p. 224-231, Abr. 2016.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LOPES, Miriam. Os significados da depressão entre pacientes com câncer de bexiga em seguimento terapêutico. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.