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O Twitter enquanto ferramenta de Relações Públicas para construir relacionamento: um estudo multicasos

Processo: 12/14976-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Roseane Andrelo
Beneficiário:Amanda Cristina Doimo
Instituição-sede: Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Comunicação organizacional   Mídias sociais   Relações públicas   Comunicação dirigida

Resumo

O desenvolvimento tecnológico nos setores de informática e telecomunicações, mais precisamente com o advento da web 2.0, permitiu a troca de informações e de mercadorias de maneira quase instantânea. No meio corporativo, as organizações que ignoravam o fenômeno das mídias sociais começaram a perder investimentos e oportunidades. As empresas não podiam mais controlar se sua marca ou nome seria citado ou não: os usuários poderiam criar conteúdo para reclamar, elogiar, sugerir um produto sem a intervenção direta da empresa. Neste cenário, observa-se a dificuldade e o desafio para os comunicadores das empresas que enxergaram a necessidade de estarem presentes nas mídias e de ouvirem o que está sendo falado espontaneamente de suas marcas: como agir? Ainda hoje não existe uma estratégia completamente definida de como uma empresa deve atuar num ambiente como o Twitter, gerando demasia de perfis que são pessoais demais ou impessoais demais, colocando informações desnecessárias e desinteressantes. Sabe-se que trabalhar com mídias sociais ainda é um caminho de aprendizado. Contudo, este trabalho procura pesquisar e estabelecer diretrizes para as organizações de como agir no Twitter, através de estudos de casos de três empresas representativas em diversos seguimentos. São elas: Ponto Frio, Banco Bradesco e Positivo Informática.