Busca avançada
Ano de início
Entree

Memória, verdade e justiça: um estudo etnográfico sobre a construção da Comissão da Verdade no Brasil

Processo: 12/15601-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Bela Feldman-Bianco
Beneficiário:Desiree de Lemos Azevedo
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Direitos humanos   Memória coletiva   Ditadura
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia do Estado | Comissão da Verdade | Direitos Humanos | memória | Política | antropologia política

Resumo

Esta etnografia busca compreender de que maneira a recente criação da Comissão Nacional da Verdade (CNV) se inscreve em um conjunto de ações para o enfrentamento das violências ocorridas durante o período da Ditadura Civil - Militar (1964-1985), pensando também como sua constituição interpela setores organizados da sociedade brasileira que articulam demandas atuais por direitos e justiça aos discursos políticos e memórias sobre aquele período. A pesquisa deve lançar um olhar tanto para o processo de conformação da CNV, à luz de uma perspectiva histórica sobre a transição democrática no país, quanto para o desenvolvimento inicial das discussões durante o período da pesquisa de campo como forma de entender o presente. Nesse processo, interessa compreender como o Estado e setores da sociedade refletem sobre as categorias difundidas pelos acordos internacionais sobre os Direitos Humanos de organismos internacionais, notadamente a Organização dos Estados Americanos e as Nações Unidas, dos quais o país é signatário, produzindo categorias e articulando sentidos específicos que delimitam a noção de violações aos direitos humanos nos debates relativos à CNV. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DESIRÉE DE LEMOS AZEVEDO. HUMANITARISMO FORENSE ENTRE EXPERTISES TRANSNACIONAIS E TECNOLOGIAS DE GOVERNO: O caso da Vala de Perus. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 36, n. 107, . (12/15601-7, 16/15525-0)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AZEVEDO, Desiree de Lemos. A única luta que se perde é aquela que se abandona: Etnografia entre familiares de mortos e desaparecidos políticos no Brasil. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.