Busca avançada
Ano de início
Entree

Bens e dádivas: os Kalapalo e as políticas de transferência de renda

Processo: 12/20200-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Marina Denise Cardoso
Beneficiário:Marina Pereira Novo
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Dinheiro   Transformações
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ato Xingu | Dinheiro | Kalapalo | Políticas de transferência de renda | Transformações | Etnologia ameríndia

Resumo

Este projeto tem como objetivo investigar o acesso e os efeitos das políticas de transferência de renda do governo federal no Alto Xingu (MT), a partir de pesquisa etnográfica entre os Kalapalo, falantes de uma variante da língua karib da região. Sua pertinência está fundamentada na escassez de trabalhos etnográficos que tratem da monetarização e do consumo entre os povos ameríndios, sobretudo no Alto Xingu e em um momento em que tais questões tornam-se uma preocupação entre os próprios índios, seja em função das dificuldades de acesso ao dinheiro e às mercadorias "desejadas", seja em função das transformações que estas práticas promovem em seus modos de vida.Essas transformações provenientes do acesso aos recursos financeiros - e particularmente aos benefícios das transferências de renda - passam por questões relativas à estética, ao parentesco, ao xamanismo, ou à chefia, promovendo certas reorganizações e readequações dos modos de vida "tradicionais". Mas ao mesmo tempo, não restam dúvidas que os índios ocupam um lugar ativo neste processo, verificando-se uma intensificação da vida ritual e "cultural" da região, bem como a potencialização dos circuitos tradicionais de troca e circulação de bens, a partir da apropriação destes novos recursos disponíveis. Reconhecendo que a intensificação do contato e, especificamente, da relação com o dinheiro, não é um movimento simplesmente externo cujos efeitos são sentidos passivamente pelos índios, mas tem sido ativamente procurada por eles, produzindo efeitos diversos, cabe a esta pesquisa investigar qual a dinâmica dessas transformações, quais suas motivações, seus fundamentos e seus reflexos entre os Kalapalo.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARINA PEREIRA NOVO; ANTONIO GUERREIRO. Troca, amizade e relações regionais no Alto Xingu. Vibrant, v. 17, . (12/20200-1, 13/26676-0, 19/06327-8, 18/07747-8, 18/25900-8)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.