Busca avançada
Ano de início
Entree

Septina de Chlamydomonas reinhardtii: estudos com foco em sua expressão e função

Processo: 12/21259-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 06 de novembro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Ana Paula Ulian de Araujo
Beneficiário:Heloisa Ciol
Instituição-sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):14/02618-4 - Septina de Chlamydomonas reinhardtii: estudos com foco em sua expressão e função, BE.EP.DD
Assunto(s):Septinas   Chlamydomonas reinhardtii

Resumo

As septinas fazem parte de uma família de proteínas de ligação ao nucleotídeo guanina que já foram encontradas em diversos eucariontes, mas nunca em plantas. Essas proteínas foram descritas como atuantes na citocinese, estruturação celular e exocitose, mas ainda pouco se conhece sobre seu modo de ação. Além disso, as septinas mostram-se capazes de se polimerizar em heterofilamentos altamente organizados, a partir da interação com outras septinas. Este projeto visa a caracterização funcional da septina da alga unicelular Chlamydomonas reinhardtii, um eucarionte modelo que divergiu há muito de um ancestral comum a plantas e metazoários. Como resultado, espera-se contribuir no entendimento do papel primordial que esta proteína desempenha em C. reinhardtii e, ainda, esclarecer à controversa questão sobre a existência de homofilamentos de septinas funcionais. Chlamydomonas é um modelo atraente para o estudo de septinas in vivo, pois além dos protocolos de cultivo e transformação estarem bem estabelecidos, apresenta uma única septina, diferente dos demais eucariontes estudados até o momento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PINTO, ANDRESSA P. A.; PEREIRA, HUMBERTO M.; ZERAIK, ANA E.; CIOL, HELOISA; FERREIRA, FREDERICO M.; BRANDAO-NETO, JOSE; DEMARCO, RICARDO; NAVARRO, MARCOS V. A. S.; RISI, CRISTINA; GALKIN, VITOLD E.; GARRATT, RICHARD C.; ARAUJO, ANA P. U. Filaments and fingers: Novel structural aspects of the single septin from Chlamydomonas reinhardtii. Journal of Biological Chemistry, v. 292, n. 26, p. 10899-10911, JUN 30 2017. Citações Web of Science: 0.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
Septina de Chlamydomonas reinhardtii: estudos com foco em sua expressão e função. 2017. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.