Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção do conhecimento sobre a formação profissional em educação física: realidade e perspectivas superadoras

Processo: 12/21531-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 24 de fevereiro de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Silvio Ancisar Sanchez Gamboa
Beneficiário:Carolina Santos Barroso de Pinho
Instituição-sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:12/50019-7 - Produção do conhecimento em educação física: impacto do sistema de pós-graduação das regiões Sul e Sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino, AP.TEM
Assunto(s):Produção de conhecimento

Resumo

Localizamos este estudo entre os que se propõem a tratar da produção do conhecimento em Educação no Brasil, fazendo um balanço crítico da produção do conhecimento em Educação Física & Esporte e Lazer no Brasil, especialmente das teses e dissertações que estudam a temática "Formação Profissional em Educação Física". Nossa investigação está articulada à pesquisa matricial da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esportes e Lazer - LEPEL da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), intitulada "Problemáticas significativas da prática pedagógica, da produção do conhecimento, da formação de professores e da política pública para a Educação Física & esporte e lazer". Pesquisa esta que vem sendo desenvolvida em colaboração institucional com o grupo PAIDEIA/UNICAMP por meio do projeto "PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: impacto do sistema de pós-graduação das regiões sul e sudeste do Brasil na formação e produção de mestres e doutores que atuam nas instituições de ensino superior da região nordeste.", em que o objetivo principal é identificar e caracterizar o impacto do sistema de pós-graduação da Região Sudeste, particularmente do estado de São Paulo, na formação e na produção do conhecimento dos pesquisadores que atuam nas Instituições de Ensino Superior dos estados do Nordeste brasileiro. Este estudo justifica-se diante da necessidade identificada em estudos anteriores de aprofundar a análise epistemológica na Educação Física considerando um recorte temporal e temático Neste projeto, devemos desenvolver com maior profundidade teórica uma das temáticas predominantes no universo de fontes a serem tratadas na pesquisa do grupo PAIDEIA: a formação profissional em Educação Física. Neste sentido, questionamos quais são as características das dissertações e teses que abordam a temática "Formação Profissional em Educação Física", com o objetivo principal de identificar as problemáticas abordadas, as formas de tratamento teórico-metodológicas, as tendências epistemológicas, as propostas pedagógicas, sociais e políticas desenvolvidas. Nossa análise buscará, a partir dos elementos apontados na produção científica sobre o tema, considerando o contexto no qual foi produzida, apontar as principais contribuições na compreensão e superação dos conflitos - tanto de ordem epistemológica como políticos - da problemática da definição das Diretrizes Curriculares da Educação Física. Deveremos utilizar como principais técnicas de coleta de dados o levantamento bibliográfico-documental. Pretendemos utilizar como base para o levantamento das pesquisas o banco de dados da CAPES a partir da delimitação dos termos "formação profissional" e "formação de professores". Para análise dos dados, partimos dos antecedentes históricos sobre a análise epistemológica na educação física, os principais autores e pesquisas que mais influenciaram este campo de estudos na área e o quadro de evolução da produção científica na pós-graduação em Educação Física, especialmente sobre a temática estudada. Para a análise das teses e dissertações, serão considerados: a) a análise epistemológica que será realizada com base na matriz paradigmática desenvolvida por Sánchez Gamboa, (1998) e compreenderá a identificação dos elementos técnicos, teóricos, metodológicos, e os pressupostos gnosiológicos e ontológicos, que expressam posicionamentos ideológicos e políticos por parte dos pesquisadores; b) as reivindicações políticas e proposições pedagógicas elaboradas pelos sujeitos em luta pelas diretrizes da formação de professores de educação física c) os clássicos da primeira geração de Marxistas (ANDERSON, 2004). Como resultado, espera-se o apontamento de indicadores sobre o desenvolvimento do campo científico da educação física, particularmente sobre a problemática da formação profissional e subsídios para discutir o campo profissional com base na produção acadêmica e científica já elaborada.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
. A produção do conhecimento sobre formação de profissional em educação física : realidade e perspectivas superadoras. 2017. 277 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.