Busca avançada
Ano de início
Entree

Prescrições para a mulher na Castela de uma rainha(séculos XV E XVI)

Processo: 12/22746-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Susani Silveira Lemos Franca
Beneficiário:Danielle Oliveira Mércuri
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Tratados   Virtude   Mulheres   Moral   História medieval
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conduta | escritos | moral | Mulher | tratados | Virtudes | História Medieval

Resumo

O objetivo principal desta pesquisa é mapear os modelos e as recomendações dadas às mulheres castelhanas quatrocentistas, sobretudo às princesas, rainhas e nobres damas, no sentido de oferecer a estas prescrições de como deveriam orientar seus gestos, corpos e atitudes para que fossem consideradas exemplares. Tendo em vista que, a partir do século XV, é notável o aumento de escritos apresentando uma imagem virtuosa da mulher e de escritos em que o mote é regular e orientar a postura das nobres senhoras, para que as mesmas alcançassem a exemplaridade - textos esses que foram fomentados por homens e principalmente por damas nobres do reino castelhano , indagamos o porquê de a mulher começar a ser representada de forma mais destacada e positiva nos escritos produzidos em Castela no final da Idade Média. Tal pergunta se justifica porque, nos textos anteriores ao século XIV, além do exíguo espaço dedicado às mulheres, predominavam, em certa medida, muito mais os vícios e os pecados praticados por elas. Ademais, devemos considerar que, no final do século XIV, a mulher nobre se tornou não só uma destinatária privilegiada, mas passou a ser também produtora de alguns textos de caráter espiritual e pedagógico. Exemplo destacado na conciliação entre o ideal de mulher cristã e o de rainha, dama de corte, como veremos, surge, porém, um pouco mais adiante, nos séculos XV e XVI, quando Dona Isabel se torna figura inspiradora de crônicas e tratados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MÉRCURI, Danielle Oliveira. Os letrados castelhanos no rastro das mulheres quatrocentistas: da defesa e da educação delas. 2016. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.