Busca avançada
Ano de início
Entree

Caminhos invisíveis - cantos, sujeitos e conhecimentos tradicionais entre os Yekuana

Processo: 12/23866-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Etnologia Indígena
Pesquisador responsável:Dominique Tilkin Gallois
Beneficiário:Majoi Favero Gongora
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Este projeto tem como objetivo estudar formas de expressão oral e circulação de conhecimentos associados à categoria wätunnä, termo ye'kuana muitas vezes traduzido como "tradicional". De acordo com as etnografias existentes sobre os Yekuana, estes saberes emergem de forma mais pungente durante práticas rituais em que são proferidos os cantos ädemi e a'chudi . Assim, estas duas modalidades de canto surgem como um dos mais valorizados vetores de circulação e produção dos "conhecimentos tradicionais". O esforço aqui é investigar as diversas modalidades de canto associadas a wätunnä, compreender os sentidos e valores atribuídos a este conceito nativo, e descrever as redes de relações sociocósmicas que os cantos mobilizam, isto é, como conectam sujeitos e mundos, visíveis e invisíveis, e como agem e produzem efeitos sobre os seres e as coisas.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONGORA, Majoi Favero. Ääma ashichaato: replicações, transformações, pessoas e cantos entre os Ye\'Kwana do rio Auaris. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.