Busca avançada
Ano de início
Entree

Richard Wagner: o músico esteta a partir da filosofia schopenhaueriana

Processo: 12/24301-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2017
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - História da Filosofia
Pesquisador responsável:Oswaldo Giacoia Junior
Beneficiário:Sidnei de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/22099-9 - O amor metafísico schopenhaueriano em Tristão e Isolda de Richard Wagner, BE.EP.DR
Assunto(s):Drama   Música   Estética (arte)

Resumo

Na metade do século XIX, o drama wagneriano foi uma nova "forma" musical, tanto na composição como na maneira de vivê-la esteticamente. Wagner criou uma música diferenciando-a das demais óperas que haviam sido compostas, para ele esta distinção estava esclarecida em seus textos, pois não era ópera que compunha e sim drama musical. Com um grande diferencial entre os demais compositores de sua época, Wagner se utilizou da filosofia para elaborar não apenas seu conceito de drama, mas igualmente para entender a música como essência. Entre suas leituras, a de Schopenhauer foi quem o direcionou para um caminho que ainda não havia sido explorado na música, esta diretriz conhecida como drama musical wagneriano, originou-se a partir de um alicerce fundamental, uma filosofia que colocou a música na categoria mais elevada entre as demais artes. Por fim, partindo do aparato musical wagneriano, ou seja, textos elaborados pelo compositor sobre estética musical e libretos de seus dramas, juntamente com a filosofia de Schopenhauer, iremos desenvolver uma pesquisa que possa amalgamar duas áreas acadêmicas, música e filosofia, aproximando-as a partir de uma filosofia da música. Com isto, esperamos que os resultados desta pesquisa possam ser eficazes tanto para a história da música quanto para a área de filosofia da arte e de estética. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Sidnei de. Richard Wagner : o músico esteta a partir da filosofia schopenhaueriana. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.