Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação de peptídios intracelulares biologicamente ativos por meio de imagem por ressonância plasmônica de superfície (SPRi)

Processo: 13/00339-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Química de Macromoléculas
Pesquisador responsável:Mauricio da Silva Baptista
Beneficiário:Leticia Oliveira Araujo
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância de plasmônio de superfície   Membranas mitocondriais   Peptídeos e proteínas de sinalização intracelular

Resumo

Alguns fragmentos peptídicos provenientes de degradação proteica podem desempenhar funções dentro da própria célula, as quais podem estar relacionadas à importantes eventos celulares tais como a transdução de sinais biológicos e a ativação de vias metabólicas. Com isso, a compreensão do papel bioativo desempenhado por tais fragmentos pode ainda contribuir para o desenvolvimento de novos fármacos. Uma etapa fundamental de sinalização para a ocorrência da morte celular por apoptose envolve a liberação da proteína citocromo c da membrana mitocondrial interna (IMM) para o citossol e consequente formação do complexo pró-apoptótico e ativação da cascata das caspases. A identificação de peptídios intracelulares que possuam função moduladora para a interação cit c-membrana e a ativação (ou inibição) da apoptose pode resultar em novos conhecimentos do mecanismo de morte celular programada e consequentemente em importantes implicações nos tratamentos de diversos tipos de câncer. Neste projeto propomos a identificação de peptídios intracelulares que possam atuar na modulação da interação IMM-cit c, utilizando modelos miméticos da membrana mitocondrial adsorvidas sobre um suporte sólido (biochip) e detecção por Imagem por Ressonância Plasmônica de Superfície (SPRi). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)