Busca avançada
Ano de início
Entree

Paleossolos ediacaranos e cambrianosda Bacia Camaquã, RS

Processo: 13/02114-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 04 de abril de 2013
Vigência (Término): 03 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Renato Paes de Almeida
Beneficiário:André Marconato
Supervisor no Exterior: Gregory John Retallack
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Oregon (UO), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/51103-6 - Sistemas de planícies de inundação fluviais pré-vegetação, BP.DR
Assunto(s):Cambriano

Resumo

O estudo de paleossolos é de grande importância para a compreensão de depósitos sedimentares continentais, especialmente se levarmos em conta que são um dos poucos produtos da interação entre substrato e atmosfera preservados no registro geológico. Sua aplicação se estende desde áreas como estratigrafia de sequências até paleoclimatologia. O projeto de doutorado do candidato versa sobre o estudo de planícies de inundação em depósitos sedimentares anteriores ao desenvolvimento de vegetação terrestre. Neste contexto o estudo de paleossolos ganha importância, uma vez que a compreensão das condições ambientais vigentes durante a deposição destas unidades pode ser bastante melhorada estudos sobre a gênese de paleossolos relacionados aos depósitos sedimentares. Para realização deste projeto de pesquisa o candidato contará com a supervisão do Professor G.J. Retallack, que não só figura como especialista no estudo de paleossolos, mas que também demonstra especial interesse e experiência no estudo de paleossolos pré-cambrianos e eo-paleozoicos. A instituição sede, a Univeristy of Oregon, apresenta infraestrutura adequada a execução do projeto, com laboratórios no estado-da-arte para caracterização de materiais. Ao longo do projeto o candidato desenvolverá competências sobre o estudo de paleossolos, e conduzirá análises em amostras coletadas em sucessões sedimentares da transição entre o Ediacarano e Cambriano da Bacia Camaquã (RS), que irá compor um estudo de caso inédito sobre paleossolos brasileiros da transição entre o Ediacarano eu Cambriano. Desta forma o candidato pretende adquirir informações que contribuam para aprimoramento dos modelos sedimentares sobre planícies de inundação desenvolvidos no âmbito de seu projeto de doutorado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, RENATO PAES; GALEAZZI, CRISTIANO PADALINO; FREITAS, BERNARDO TAVARES; JANIKIAN, LILIANE; LANNIRUBERTO, MARCO; MARCONATO, ANDRE. Large barchanoid dunes in the Amazon River and the rock record: Implications for interpreting large river systems. Earth and Planetary Science Letters, v. 454, p. 92-102, NOV 15 2016. Citações Web of Science: 8.
MARCONATO, ANDRE; DE ALMEIDA, RENATO PAES; TURRA, BRUNO BOITO; DOS SANTOS FRAGOSO-CESAR, ANTONIO ROMALINO. Pre-vegetation fluvial floodplains and channel-belts in the Late Neoproterozoic-Cambrian Santa Barbara group (Southern Brazil). SEDIMENTARY GEOLOGY, v. 300, p. 49-61, MAR 1 2014. Citações Web of Science: 23.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.