Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimador de estado trifásico para sistema de distribuição incorporando medidas SCADA, pseudo-medidas e medidas fasoriais sincronizadas

Processo: 12/22624-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Joao Bosco Augusto London Junior
Beneficiário:Camila dos Anjos Fantin
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:11/01035-7 - Análise e controle de sistemas elétricos de potência, AP.TEM
Assunto(s):Sistemas de distribuição

Resumo

Com o desenvolvimento das avançadas infra-estruturas de medição, e de outros equipamentos e sensores inteligentes, cresceu muito a quantidade de medidas disponíveis nos Sistemas de Distribuição (SDs) de energia elétrica. Isso vem motivando o desenvolvimento de estimadores de estado para monitoramento em tempo real desses sistemas, o que viabilizaria a obtenção de uma base de dados confiável para implantação de diversos aplicativos das chamadas redes inteligentes. Entretanto, os estimadores de estado já desenvolvidos para SDs não consideram todas as particularidades desses sistemas, fugindo, assim, da realidade prática. O presente projeto de pesquisa tem por objetivo o desenvolvimento e implantação, em computador, de um estimador de estado trifásico para SDs, que possibilite o tratamento adequado das particularidades desses sistemas. Ou seja, o estimador de estado proposto possibilitará: análise de sistemas desbalanceados e desequilibrados, com ramais monofásicos e bifásicos; o tratamento de sistemas radiais e malhados sem perda de precisão; uma modelagem adequada dos componentes dos SDs, considerando as várias possibilidades de conexão das cargas e dos transformadores; o tratamento de diversos tipos de medidas (medidas convencionais obtidas pelo sistema SCADA, medidas virtuais, pseudo-medidas e medidas fasoriais sincronizadas), ponderando-as de acordo com as respectivas precisões. Para desenvolvimento do estimador proposto diversos estudos serão realizados, focando principalmente nos seguintes pontos: formulação do estimador de estado por mínimos quadrados ponderados trifásico e suas variações; modelagem trifásica dos componentes dos SDs, considerando as diversas possibilidades de conexão de transformadores e das cargas; e inclusão de diferentes tipos de medidas no processo de estimação de estado trifásica.

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FANTIN, Camila dos Anjos. Metodologia para estimação de estado trifásica em sistemas de distribuição incorporando medidas SCADA, virtuais, pseudo-medidas e medidas fasoriais sincronizadas. 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.