Busca avançada
Ano de início
Entree

Dinâmica de interações tróficas de Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae) com Telenomus podisi e Trissolcus basalis (Hymenoptera: Scelionidae)

Processo: 12/22063-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Wesley Augusto Conde Godoy
Beneficiário:Aline Cristina Pereira da Rocha
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Modelos matemáticos   Controle biológico   Soja   Percevejo   Competição interespecífica

Resumo

Dentre os insetos que causam prejuízo a produção de soja, os percevejos fitófagos destacam-se como o principal grupo de pragas, sendo a espécie E. heros, atualmente, a principal praga da cultura, estando distribuída em todas as regiões brasileiras de cultivo da leguminosa. Para o controle das populações destes insetos, o método mais utilizado é o controle químico. No entanto, as exigências tem sido crescentes no que diz respeito à redução do uso de agroquímicos, com isto, uma das alternativas é o uso dos parasitoides de ovos T. podisi e T. basalis. O uso desses agentes de controle deve ser baseado em estudos que assegurem a eficiência dos mesmos no manejo da população da praga. Portanto, com a presente proposta, tem-se como objetivos: avaliar parâmetros biológicos e potenciais reprodutivos de T. podisi e T. basalis através de tabelas de vida de fertilidade; determinar as exigências térmicas de ambos os parasitoides de ovos; observar o efeito da idade dos ovos de E. heros no parasitismo por T. podisi e T. basalis; esclarecer a interação entre as duas espécies de inimigos naturais; conhecer o número ideal de cada espécie de parasitoide a ser liberado; e estruturar modelos matemáticos, visando simular interações entre os parasitoides, e liberações dos mesmos para o controle de E. heros, no decorrer do tempo. Com a combinação entre os experimentos e a implementação de metodologia analítica através de modelagem ecológica espera-se incrementar estratégias de controle da praga, a fim de recomendar o uso do parasitoide mais eficiente para controlar E. heros, ou mesmo a eficiência do uso combinado das duas espécies de inimigos naturais. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROCHA, Aline Cristina Pereira da. Dinâmica de interações tróficas de Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae) com Telenomus podisi e Trissolcus basalis (Hymenoptera: Platygastridae). 2016. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.