Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelo computacional do giro denteado do hipocampo de ratos para o estudo de efeitos de alterações na morfologia das células granulares decorrentes de status epilepticus induzido por pilocarpina

Processo: 12/17057-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Biomédica - Bioengenharia
Pesquisador responsável:Antonio Carlos Roque da Silva Filho
Beneficiário:Héctor Julián Tejada Herrera
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurociência computacional

Resumo

As células granulares do giro denteado apresentam uma série de alterações morfológicas decorrentes do Status Epilepticos induzido por pilocarpina, dentre as quais destacam-se as alterações na arborização dendrítica e alterações no alvo dos seus dendritos, fenômeno denominado brotamento das fibras musgosas. Experimentalmente e computacionalmente tem sido possível avaliar o papel do brotamento de fibras musgosas sobre a excitabilidade do giro denteado, porém, ainda não é claro o papel que as alterações na arborização dendrítica teriam na excitabilidade do mesmo. O presente projeto visa a criar um modelo computacional do giro denteado que permita fazer predições a respeito dos possíveis efeitos que as alterações na arborização dendrítica teriam sobre o circuito. Numa segunda etapa, esse mesmo modelo, será utilizado para avaliar, além das alterações relacionadas com a morfologia, alterações nas propriedades da membrana dessas células, especificamente alterações nos canais iônicos. O objetivo é usar o modelo para gerar predições acerca de como as diferentes fontes de alterações (morfológicas e biofísicas) interagem para aumentar a excitabilidade do circuito, além de também servir para gerar insights para futuras pesquisas na área. Adicionalmente, a possibilidade de disponibilizar o modelo em repositórios on-line (como por exemplo neuronDB: http://senselab.med.yale.edu/neurondb/) permitirá que outros grupos se beneficiem, ampliando ou rebatendo os resultados aqui encontrados.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TEJADA, JULIAN; ROQUE, ANTONIO C. Computational models of dentate gyrus with epilepsy-induced morphological alterations in granule cells. Epilepsy & Behavior, v. 38, n. SI, p. 63-70, SEP 2014. Citações Web of Science: 6.
TEJADA, JULIAN; GARCIA-CAIRASCO, NORBERTO; ROQUE, ANTONIO C. Combined Role of Seizure-Induced Dendritic Morphology Alterations and Spine Loss in Newborn Granule Cells with Mossy Fiber Sprouting on the Hyperexcitability of a Computer Model of the Dentate Gyrus. PLOS COMPUTATIONAL BIOLOGY, v. 10, n. 5 MAY 2014. Citações Web of Science: 12.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.