Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomarcadores geoquímicos de processos recentes e paleoambientais no Estuário de Caravelas, BA, Brasil: implicações na avaliação do registro geolipídico sedimentar

Processo: 12/20375-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Química
Pesquisador responsável:Márcia Caruso Bícego
Beneficiário:Natalia Venturini Caballero
Instituição-sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica   Geoquímica

Resumo

Embora somente uma pequena fração da matéria orgânica seja preservada no registro sedimentar, ela fornece uma variedade de proxies, entre eles os biomarcadores moleculares, que proporcionam informações importantes acerca das condições ambientais sob as quais esse material orgânico foi produzido e depositado. Esta proposta visa determinar a origem, distribuição e estado de preservação dos biomarcadores lipídicos em sedimentos contemporâneos superficiais do estuário de Caravelas, em função dos fatores ambientais e oceanográficos atuais. Também, avaliar variações no registro cronoestratigráfico associadas a mudanças históricas na origem dos biomarcadores, nas condições deposicionais e alterações diagenéticas, como forma de ponderar as condições do registro geolipídico e o seu emprego em reconstruções paleoambientais desta região. A região de Caravelas é uma das áreas urbanizadas mais antigas da costa Nordeste do Brasil, tem sido submetida a impactos de atividades antrópicas diversas e apresentado um grande crescimento urbano e industrial nos últimos 40 anos. A análise dos biomarcadores lipídicos (hidrocarbonetos alifáticos, alquenonas y esteroides) e da assinatura isotópica (´13C) dos n-alcanos será realizada em 30 pontos superficiais e dois testemunhos. As amostras de sedimento superficial e das colunas sedimentares foram coletadas durante o ano 2008 utilizando um amostrador do tipo box-corer e testemunhadores tipo vibra-corer, respectivamente. A identificação e quantificação destes compostos será feita em GC-FID e a confirmação com GC-MS, enquanto que a assinatura isotópica dos n-alcanos será analisada com GC-IRMS. Esta proposta de pesquisa pretende contribuir ao entendimento dos processos presentes e históricos que influenciam a distribuição e preservação da matéria orgânica numa porção da margem continental brasileira particularmente pouco conhecida.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENTURINI, NATALIA; BICEGO, MARCIA C.; TANIGUCHI, SATIE; SASAKI, SILVIO T.; GARCIA-RODRIGUEZ, FELIPE; BRUGNOLI, ERNESTO; MUNIZ, PABLO. A multi-molecular marker assessment of organic pollution in shore sediments from the Rio de la Plata Estuary, SW Atlantic. Marine Pollution Bulletin, v. 91, n. 2, p. 461-475, FEB 28 2015. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.