Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação da distribuição de tamanho de partículas empregando análise de imagem

Processo: 13/01634-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2015
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Básico
Convênio/Acordo: SABESP
Pesquisador responsável:Rodrigo Braga Moruzzi
Beneficiário:Pamela Moreno
Instituição-sede: Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Empresa:Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Civil (IEI)
Vinculado ao auxílio:10/50694-0 - Desenvolvimento e aplicação de sistema de monitoramento contínuo de tamanho de flocos visando otimização da coagulação/floculação e filtração, AP.PITE
Assunto(s):Tratamento de água   Abastecimento de água   Floculação   Tamanho da partícula

Resumo

Esta proposta insere-se no contexto do projeto de pesquisa aprovado pela FAPESP, Processo: 10/50694-0, ao qual especificamente versa estabelecer e validar procedimentos adequados para a aquisição de imagem visando à determinação da distribuição discreta de tamanho de partículas em reator estático e posteriormente em escoamento contínuo. Para tal finalidade, será investigada água preparada em laboratório (suspensão de caulita e ácido húmico) de modo a propiciar maior controle para validação do método. Posteriormente será coletada água bruta afluente instalação piloto e determinada as condições adequadas de dosagem de coagulante, pH de coagulação, fonte e intensidade de iluminação e velocidade de captura de imagem e método para visualização. Por fim serão aplicados os procedimentos obtidos em batelada em escoamento contínuo visando à obtenção de amostras indeformadas. As imagens adquiridas serão avaliadas, utilizando software específico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORUZZI, RODRIGO B.; DE OLIVEIRA, ANDRE L.; DA CONCEICAO, FABIANO T.; GREGORY, JOHN; CAMPOS, LUIZA C. Fractal dimension of large aggregates under different flocculation conditions. Science of The Total Environment, v. 609, p. 807-814, DEC 31 2017. Citações Web of Science: 13.
RODRIGO BRAGA MORUZZI; ANDRÉ LUIZ DE OLIVEIRA; MARCELO DE JULIO; RICARDO HENRIQUE DE ANDRADE DUTRA; PEDRO AUGUSTO GRAVA DA SILVA. Floculação: considerações a partir da análise clássica e da avaliação direta da distribuição de tamanho de partículas. Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 21, n. 4, p. -, Dez. 2016.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORENO, Pamela. Emprego de técnica dedicada de análise de imagem na avaliação do produto G1 no desempenho da floculação. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Engenharia (Campus de Bauru)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.