Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismos genéticos na resistência e resposta às infestações por carrapatos de bovinos Hereford: uma abordagem global

Processo: 12/24418-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 30 de junho de 2016
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Luciana Correia de Almeida Regitano
Beneficiário:Daniela Dantas Moré
Instituição-sede: Embrapa Pecuária Sudeste. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Brasil). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Genética molecular   Carrapatos   Bovinos

Resumo

Carrapatos são ácaros hematófagos que causam grandes impactos uma vez que parasitam animaisdomésticos e selvagens e, além do parasistismo, são potenciais transmissores de doenças. Entre os bovinos, grandes esforços vem sendo direcionados para o controle desse parasita, uma vez que causa prejuízos importantes na produção animal. Infelizmente seu controle vem sendo realizado com o uso de agentes químicos, que são poluentes do meio ambiente e dos produtos de origem animal e selecionam ácaros resistentes. A busca por alternativas de controle tem indicado a resistência genética dos hospedeiros comomecanismo definitivo para o sucesso contra esse parasita. Paralelamente, o desenvolvimento de tecnologias de nova geração para a análise de dados em escala genômica e o sequenciamento do genoma bovino trazem uma perspectiva enorme para o estudo de associação (GWAS) e seleção assistida por marcadores (MAS) na pecuária bovina. Nesse contexto, o presente projeto preve a análise de genes diferencialmente expressos frente às infestações por carrapatos de 40 bovinos Hereford de fenótipos contrastantes, ou seja, os 20 animais com maiores e os 20 com menores números de carrapatos, entre mais de 8000 contagens já realizadas. Para isso, mRNA extraído de amostras de pele com e sem carrapatos serão submetidas ao sequenciamento de RNA (RNA-Seq) pela técnica Illumina. Utilizando diferentes ferramentas bioinformáticas, a presença de polimorfismos de base única (SNPs) em regiões transcritas (QTLs) e regulatórias (eQTLs), sítios alternativosde transcrição e genes imprinted serão estudados com a intenção de mostrar um mapa do conjunto detranscritos na pele frente à infestação. Além disso, esses dados serão analisados conjuntamente com resultados de GWAS já obtidos pelo grupo para auxiliar na procura de genes candidatos, análises globais de sistemas e construção de mapas metabólicos. As diferenças observadas nos mecanismos genéticos frente àsinfestações em bovinos Hereford certamente contribuirão para a seleção genômica dessa característica.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORE, DANIELA D.; CARDOSO, FERNANDO F.; MUDADU, MAURICIO A.; MALAGO-, JR., WILSON; GULIAS-GOMES, CLAUDIA C.; SOLLERO, BRUNA P.; IBELLI, ADRIANA M. G.; COUTINHO, LUIZ L.; REGITANO, LUCIANA C. A. Network analysis uncovers putative genes affecting resistance to tick infestation in Braford cattle skin. BMC Genomics, v. 20, n. 1 DEC 19 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.