Busca avançada
Ano de início
Entree

Preparação e Caracterização das Propriedades Eletroquímicas e Magnéticas de eletrodepósitos de mu-metal

Processo: 12/22934-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Ernesto Chaves Pereira de Souza
Beneficiário:Rodrigo Pereira
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Eletroquímica   Eletrodeposição   Propriedades magnéticas   Ligas metálicas

Resumo

Mu-metal é a denominação corrente de uma liga quaterrnária de Fe, Ni, Cu e Cr a qual apresenta o ferromagnetismo bastante intensificado. A eletrodeposição de ligas a partir de elementos do grupo do Fe (Ti, Cr, Mn, Co, Ni), propicia produção de sistemas que possam ser utilizados como revestimento ou produção de novos materiais, apresentando uma grande versatilidade de aplicações no campo tecnológico, devido as suas propriedades magnéticas, estabilidade, ductibilidade e resistência à corrosão 6`. Neste contexto, tem surgido um grande interesse no estudo de ligas de Fe-Ni devido as suas importantes propriedades mecânicas e magnéticas. O exemplo mais conhecido é a liga Permalloy, que é uma liga de Fe-Ni muito utilizado em cabeçotes de leitura e gravação, mídias de armazenamento e sensores de campo magnético 3,7,8`. Mais recentemente, tem sido descrita a preparação de ligas quaternárias de Fe, Ni, Cu e Cr, conhecida como Mu-metal a qual tem propriedades ferromagnéticas bastante intensificadas. Desta forma, considerando a dependência das propriedades magnéticas com a morfologia e microestrutura de ligas metálicas bem como a versatilidade da eletrodeposição, o objetivo principal deste projeto de pesquisa é estudar o efeitos das variáveis de preparação sobre as diferentes propriedades de ligas do tipo mu-metal. Para alcançar este objetivo serão também estudados a eletrodeposição dos metais puros (Fe, Ni, Cu e Cr), das ligas binárias e ternárias.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA, R.; CAMARGO, P. C.; DE OLIVEIRA, N. A.; PEREIRA, E. C. Modulation of the morphology, microstructural and magnetic properties on electrodeposited NiFeCu alloys. SURFACE & COATINGS TECHNOLOGY, v. 311, p. 274-281, FEB 15 2017. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.