Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de transcriptomas e de genes candidatos potenciais para uso em sistema de RNAi em fungos patogênicos de citros

Processo: 12/23381-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2017
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Machado
Beneficiário:Eduardo Henrique Goulin
Instituição-sede: Instituto Agronômico (IAC). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):13/26634-6 - Desenvolvimento de sistema de indução de RNAi em genes candidatos potências de fungos fitopatogênicos de citros, BE.EP.DR
Assunto(s):Citrus

Resumo

O Brasil é destaque na produção de frutas cítricas, especialmente laranjas, sendo o maior produtor e exportador de suco da fruta. A União Européia é o principal mercado importador do produto brasileiro. No entanto, prejuízos nas exportações da fruta ocorrem por doenças que são quarentenárias A1 nos mercados internacionais de destino, uma dessas é a Mancha Preta dos Citros, causada pelo fungo Phyllosticta citricarpa (Guignardia citricarpa), que promove a depreciação visual da fruta. Graves prejuízos na produção de frutos cítricos são causados pelo fungo Colletotrichum acutatum, um dos causadores da podridão floral, além de provocar queda prematura dos frutos. Extensa quantidade de trabalhos vem sendo desenvolvidos no estudo e controle desses fitopatógenos. Uma abordagem atual e promissora de estudo é a análise de expressão gênica por knockout ou knockdown, via RNA de interfência (RNAi). Esses podem ser encontrados a partir da análise do transcriptoma do organismo em estudo, ou via silenciamento de genes envolvidos com características fenotípicas, causados por inserção de sequências em regiões gênicas expressas. Dessa forma, a utilização de ferramentas com RNAi são de extrema importância no auxílio de estudos de mecanismos envolvidos na patogenicidade de fungos fitopatógenos. Com isso, neste trabalho, objetiva-se a investigação da maquinaria de RNAi no transcriptoma desses fungos. Assim como, a produção de bibliotecas de transformantes randômicos de patogenicidade, e construção e validação de um sistema de transformação para avaliação da expressão de genes candidatos para estudos com RNAi em ambos os fungos.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOULIN, EDUARDO HENRIQUE; CAMARGO DOS SANTOS, PAULO JOSE; DALIO, RONALDO DURIGAN; MACHADO, MARCOS ANTONIO. In vitro symptom induction of Colletotrichum abscissum infection in detached sweet orange flowers. JOURNAL OF PLANT PATHOLOGY, v. 101, n. 3, p. 695-699, AUG 2019. Citações Web of Science: 0.
GOULIN, EDUARDO HENRIQUE; GALDEANO, DIOGO MANZANO; GRANATO, LAIS MOREIRA; MATSUMURA, EMILYN EMY; DURIGAN DALIO, RONALDO JOSE; MACHADO, MARCOS ANTONIO. RNA interference and CRISPR: Promising approaches to better understand and control citrus pathogens. MICROBIOLOGICAL RESEARCH, v. 226, p. 1-9, 2019. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GOULIN, Eduardo Henrique. RNA interferente no estudo e controle de fungos patogênicos de citros = RNA interference in the study and control of citrus phytopathogenic fungi. 2017. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.