Busca avançada
Ano de início
Entree

Tratamento a laser de revestimentos a base de óxido de índio e estanho obtidos via sol-gel

Processo: 12/22927-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Eduardo José Nassar
Beneficiário:Beatriz Morante de Campos
Instituição-sede: Reitoria. Universidade de Franca (UNIFRAN). Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Filmes finos   Laser

Resumo

Filmes finos condutores vêm sendo utilizados em uma variedade de aplicações e em diferentes áreas tecnológicas. Os tratamentos nos substratos antes de receber o filme fino é um dos parâmetros mais importante para o bom desenvolvimento de um filme fino, pois é possível tratar a superfície deixando-a sem nenhum tipo de gordura, material orgânico e promover interações entre o substrato e o filme, fazendo com que a superfície fique mais homogênea. O óxido de índio e estanho (ITO) é um óxido misto, que na forma de filme é amplamente usado como eletrodo em vários dispositivos optoeletrônicos. O ITO tem sido produzido em forma de filmes finos através de vários métodos, os principais são: evaporação térmica, "sputtering", CVD (deposição química a partir do vapor), "eletron-beam", "spray-coating" e através do processo sol-gel por "spin e dip-coating". Neste trabalho serão estudados diferentes tratamentos nos substratos, os filmes serão preparados como precursores: sais de índio e estanho, a variação dos solventes como: etanol, propanol, octanol, e éter etílico será estudada utilizando a metodologia sol-gel não-hidrolítico. Após a obtenção dos filmes, a micro-usinagem a laser com diferentes condições experimentais deverá ser utilizada para produzir o ITO a partir da deposição dos precursores. O processo de obtenção dos filmes será pelas técnicas de "spin" e "dip-coating". Os filmes e o material obtido na forma de pó serão caracterizados por espectroscopia de absorção na região do ultravioleta e visível (UV-VIS), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e/ou transmissão (MET), Condutância, Raman, Infravermelho (FTIR), Perfilometria, Força atômica entre outros. Esse projeto é fruto da colaboração entre a Universidade de Franca (UNIFRAN) e o Instituto de Estudos Avançados (IEAv). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE CAMPOS, BEATRIZ M.; FREIRIA, GABRIELA S.; CIUFFI, KATIA J.; DE FARIA, EMERSON H.; ROCHA, LUCAS A.; NASSAR, EDUARDO J.; DE LIMA, MILTON S. F. ITO Obtained by Spray Pyrolysis and Coating on Glass Substrate. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 12, p. 2412-2420, DEC 2017. Citações Web of Science: 2.
BANDEIRA, LUCIMARA C.; DE CAMPOS, BEATRIZ M.; CIUFFI, KATIA J.; NASSAR, EDUARDO J.; SILVA, JORGE V. L.; OLIVEIRA, MARCELO F.; MAIA, IZAQUE A. Calcium Phosphate Coatings by Sol-Gel on Acrylonitrile-butadiene-styrene Substrate. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 28, n. 6, p. 943-949, JUN 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.