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Representações de Roger Casement na ficção

Processo: 13/01451-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2014
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Laura Patricia Zuntini de Izarra
Beneficiário:Mariana Bolfarine
Supervisor: Luke Gibbons
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: National University of Ireland, Maynooth (NUI Maynooth), Irlanda  
Vinculado à bolsa:11/18477-2 - Representações de Roger Casement na ficção, BP.DR
Assunto(s):Ficção (literatura)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:ficção | História | Roger Casement | Temporalidade | Estudos Irlandeses

Resumo

A vida do polêmico nacionalista irlandês Roger Casement David, condenado à morte por alta traição pela Coroa Britânica, inspirou escritores a produzir obras de diversos gêneros literários: prosa, poesia, teatro e ensaios críticos. Nossa tese tem por objetivo analisar e questionar a forma como a relação entre a história e a ficção influi na construção de Roger Casement como um personagem de textos literários de autores de origens e tempos distintos. Abordamos, em primeiro lugar, o conceito de violência contra a natureza no romance de ficção científica The Lost World (1912), que apresenta e acentua a faceta heroica de Casement, e na peça de rádio Cries from Casement to his Bones are Brought to Dublin (1973), sobre como um imperialista torna-se um feroz nacionalista. Em seguida, lidamos com obras que revelam a violência para com o sujeito em termos da liberação da sexualidade reprimida de Casement no romance The Knight of the Flaming Heart (1995), O Sonho do Celta (2010) bem como na peça de rádio The Dreaming of Roger Casement (2012). Nossa hipótese inicial é a de que a temporalidade está diretamente relacionada à representação ficcional de Casement, na medida em que quanto mais recente é a obra, mais o personagem é representado de forma que a sua homossexualidade é realçada e, por outro lado, quanto mais antiga, mais se aproxima de uma representação heroica inserida num contexto humanitário e nacionalista. (AU)

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