IV jornadas internacionais Hannah Arendt - "sobre a revolução 50 anos"
A tradição filosófico-política no pensamento de Hannah Arendt
A autoridade como possibilidade de enlaçamento entre a fundação e a transmissão
Processo: | 13/02177-5 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 25 de agosto de 2013 |
Data de Término da vigência: | 24 de junho de 2014 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia - Ética |
Pesquisador responsável: | Alberto Ribeiro Gonçalves de Barros |
Beneficiário: | Mariana de Mattos Rubiano |
Supervisor: | Andreas Kalyvas |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Instituição Anfitriã: | New School for Social Research, Estados Unidos |
Vinculado à bolsa: | 11/22586-1 - Revolução, fundação e liberdade em Hannah Arendt, BP.DR |
Assunto(s): | Revoluções Modernidade Política e governo |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Arendt | Compreensão política | fundação | Revolução | Filosofia Política |
Resumo Esta pesquisa tem como objetivo discutir a compreensão de Hannah Arendt sobre os eventos revolucionários. Especificamente, visa a esclarecer a mudança política da Antiguidade para a Modernidade, discutindo a transformação das atividades humanas causada pela ascensão da esfera social, que deslocou ação, fabricação, e trabalho de seus lugares originais. Em A Condição Humana, a autora trata da inversão da hierarquia das atividades humanas dentro da vita activa. De acordo com ela, os eventos modernos elevaram, em primeiro lugar, a fabricação e, depois, o trabalho como a atividade mais relevante. Apesar disso, em Sobre a Revolução, a autora aponta dois momentos na Modernidade, em que os homens estavam cientes acerca da importância da ação. Nas Revoluções Americana e Francesa a ação surgiu como a mais valiosa atividade humana. Isso não significa que Arendt esqueceu a mudança apontada na Idade Moderna: em Sobre a Revolução, a autora analisa a nova relação entre fabricação, ação e trabalho causada pela ascensão da esfera social. A narrativa sobre essas duas revoluções envolve uma nova conexão e tensão entre ação e violência, a liberdade e poder; libertação e administração. (AU) | |
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