Busca avançada
Ano de início
Entree

Transformações históricas e etnoconhecimento: uma análise intergeracional do conhecimento ecológico de quilombolas no Vale do Ribeira (SP)

Processo: 12/51333-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Rui Sérgio Sereni Murrieta
Beneficiário:Helbert Medeiros Prado
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Mamíferos   Mata Atlântica

Resumo

No Brasil, bem como em outros países, populações rurais vêm passando por transformações em seu modo de vida que se intensificaram sobremaneira a partir da segunda metade do século XX. Nesse cenário, as formas de transmissão e as transformações do conhecimento ecológico local (CEL) se constituem em temáticas chave nos estudos etnoecológicos de caráter diacrônico. Neste projeto, pretende-se analisar o CEL de quilombolas do Vale do Ribeira (SP) no âmbito de suas potenciais alterações em face às transformações econômicas e socioculturais vivenciadas por tal população nas últimas quatro décadas. O grau de CEL dos moradores será analisado em função da idade dos mesmos, da sua escolaridade, do tempo de vivência na comunidade, e do tempo de vivência durante o período que precedeu as mudanças locais supracitadas. Abordando especificamente alguns aspectos da ecologia de 12 mamíferos de grande porte da Mata Atlântica, o grau de CEL dos moradores será inferido por meio de duas estratégias independentes: (1) a partir do tamanho do repertório sobre a dieta das espécies, obtido por meio da técnica de listagem livre; (2) e do "índice de competência" - gerado na Análise de Consenso obtido através de questionários com respostas dicotômicas (sim/não). Assim, este projeto objetiva avançar no entendimento das transformações no modo de vida de populações locais e seus reflexos sobre o CEL, uma linha de pesquisa etnoecológica ainda não explorada no contexto de populações tradicionais e/ou rurais no Brasil. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PRADO, HELBERT MEDEIROS; SERENI MURRIETA, RUI SERGIO. The Role of Swidden Cultivation in Shaping Ethnozoological Knowledge: Integrating Historical Events and Intergenerational Analyses among Quilombolas from Southeast Brazil. JOURNAL OF ETHNOBIOLOGY, v. 38, n. 3, p. 297-313, OCT 2018. Citações Web of Science: 0.
PRADO, HELBERT MEDEIROS; SERENI MURRIETA, RUI SERGIO; ADAMS, CRISTINA; BRONDIZIO, EDUARDO SONNEWEND. Local and scientific knowledge for assessing the use of fallows and mature forest by large mammals in SE Brazil: identifying singularities in folkecology. Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, v. 10, JAN 10 2014. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.