Busca avançada
Ano de início
Entree

Formulações matemáticas para o problema de corte de peças irregulares

Processo: 12/21176-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Franklina Maria Bragion de Toledo
Beneficiário:Aline Aparecida de Souza Leão
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:10/10133-0 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes e programação da produção, e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM

Resumo

Problemas de corte de peças irregulares consistem em cortar um objeto de largura definida e comprimento infinito em um dado conjunto de peças com formas irregulares de modo que minimize o comprimento utilizado. Este problema tem uma ampla variedade de aplicações industriais, entretanto, não é tão estudado quanto problemas de corte de peças regulares. Devido a sua dificuldade de resolução, a maioria dos métodos de solução propostos na literatura é heurística. Além disso, existe um único modelo matemático (de programação inteira) capaz de avaliar gaps de otimalidade e provar a otimalidade para algumas classes de exemplos conhecidas. Os demais modelosexistentes consistem em formulações para subproblemas utilizados dentro de procedimentosheurísticos. O objetivo deste projeto é desenvolver novos modelos lineares e/ou inteiro-mistos para o problema de corte de peças irregulares. O desenvolvimento de novos modelos matemáticos contribui fortemente para a literatura. Além disso, pode proporcionar melhores limitantes para o problema, o que é fundamental para a comparação de gaps de otimalidade e facilitar a análise de métodos de solução.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LEAO, ALINE A. S.; FURLAN, MARCOS M.; TOLEDO, FRANKLINA M. B. Decomposition methods for the lot-sizing and cutting-stock problems in paper industries. Applied Mathematical Modelling, v. 48, p. 250-268, AUG 2017. Citações Web of Science: 3.
LEAO, ALINE A. S.; TOLEDO, FRANKLINA M. B.; OLIVEIRA, JOSE FERNANDO; CARRAVILLA, MARIA ANTONIA. A semi-continuous MIP model for the irregular strip packing problem. INTERNATIONAL JOURNAL OF PRODUCTION RESEARCH, v. 54, n. 3, SI, p. 712-721, FEB 1 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.