Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo Magnetotelúrico do Sistema Rifte Recôncavo-Tucano-Jatobá, no Domínio Tectônico Sul da Província Borborema, Nordeste do Brasil

Processo: 12/21376-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Antonio Lopes Padilha
Beneficiário:Andrea Cristina Lima dos Santos
Instituição-sede: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Litosfera

Resumo

Este projeto tem como objetivo o estudo geotectônico de estruturas profundas da litosfera continental, incluindo a crosta e o manto litosférico, no domínio tectônico sul da província Borborema, região NE do Brasil. Ênfase será dada no estudo do rifte intracontinental Recôncavo-Tucano-Jatobá, o qual se teria desenvolvido durante o rompimento no Mesozóico da América do Sul e África, mas cuja reconstrução do movimento da placa durante a história de expansão do fundo oceânico ainda é controversa. Levantamentos com o método magnetotelúrico serão desenvolvidos com o objetivo de determinar modelos geoelétricos para a região estudada, usando para tal dados já disponíveis e a serem coletados ao longo de vários perfis com instrumentação moderna, processados e modelados em 2D e 3D com técnicas avançadas atualmente disponíveis para a comunidade de estudos de indução eletromagnética no interior da Terra. A análise e integração com dados sísmicos e gravimétricos deverão permitir a identificação das estruturas geoelétricas presentes na crosta e manto superior da região estudada. Com isso, espera-se compreender a estruturação e o significado da compartimentação regional em termos de origem e evolução da crosta continental, não apenas sob o rifte mas também nas estruturas tectônicas nas quais encontra-se alojado.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, ANDREA C. L.; PADILHA, ANTONIO L.; FUCK, REINHARDT A.; PIRES, AUGUSTO C. B.; VITORELLO, ICARO; PADUA, MARCELO B. Deep structure of a stretched lithosphere: Magnetotelluric imaging of the southeastern Borborema province, NE Brazil. TECTONOPHYSICS, v. 610, p. 39-50, JAN 6 2014. Citações Web of Science: 15.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.