Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de diferentes parâmetros de treino na transferência de significado entre estímulos equivalentes

Processo: 12/21425-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2016
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Experimental
Pesquisador responsável:Júlio César Coelho de Rose
Beneficiário:Mariéle de Cássia Diniz Cortez
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Diferencial semântico   Análise do comportamento   Equivalência de estímulos

Resumo

Procedimentos que avaliem em que medida símbolos adquirem funções de seus "referentes" possibilitam identificar variáveis relevantes na aquisição de comportamentos simbólicos. Este estudo investigará o efeito de diferentes parâmetros de treino na transferência de significado entre estímulos equivalentes em universitários. O Estudo 1 verificará se a quantidade de treino (treino regular ou overtraining) e a topografia da resposta (uso do mouse ou teclado), quando combinadas, podem influenciar, diferencialmente, no grau de transferência de função entre estímulos equivalentes, com quatro grupos experimentais e um grupo controle. O Estudo 2 investigará o efeito de diferentes tipos de estímulos significativos na transferência de função (faces expressando emoções para um grupo e palavras semanticamente associadas para outro grupo). Em ambos os estudos, os participantes dos grupos experimentais serão expostos a um treino de discriminações condicionais (AB, AC, CD e DE) entre estímulos significativos e estímulos abstratos e ao teste das relações BE e DB para verificar a formação de classes de equivalência. Aqueles que formarem classes de estímulos equivalentes avaliarão, por meio do diferencial semântico, os estímulos abstratos do conjunto D. O resultado desta avaliação será comparado às avaliações das faces/palavras realizadas pelos grupos controle, que não serão expostos ao treino de discriminações condicionais. A comparação entre a avaliação realizada pelos grupos experimental e controle permitirá identificar, quantitativamente, a influência dos diferentes parâmetros manipulados na transferência de significado entre estímulos equivalentes.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE ALMEIDA, JOAO H.; CORTEZ, MARIELE DINIZ; DE ROSE, JULIO C. The Effects of Monitoring on Children's Rule-Following in a Computerized Procedure. ANALYSIS OF VERBAL BEHAVIOR, v. 36, n. 2 SEP 2020. Citações Web of Science: 0.
SILVEIRA, MARCELO VITOR; AGGIO, NATALIA MARIA; CORTEZ, MARIELE DINIZ; BORTOLOTI, RENATO; RICO, VIVIANE VERDU; DE ROSE, JULIO C. Maintenance of Equivalence Classes and Transfer of Functions: The Role of the Nature of Stimuli. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 1, p. 65-74, MAR 2016. Citações Web of Science: 9.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.