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A construção psicossocial da figura do professor na perspectiva da criança e a motivação escolar

Processo: 12/22604-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2014
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Selma de Cássia Martinelli
Beneficiário:Andréa Bia Peteam
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Psicologia   Representações sociais   Motivação do aluno   Ensino fundamental   Professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino Fundamental | percepção de estudantes | Representação Social | Psicologia

Resumo

O interesse pelo estudo das representações de alunos, sobre o professor, deve-se ao fato de que se tem tratado muito em pesquisas sobre a importância das relações interpessoais na aprendizagem dos estudantes. Assim, a literatura tem apontado que a relação estabelecida com o professor, e a imagem social construída do mesmo, tem grande influência na motivação do aluno e consequentemente na aprendizagem escolar. Considerando estes aspectos o presente estudo tem por intuito investigar como se apresenta a figura do professor no imaginário infantil, partindo das considerações dos alunos, para buscar entender a relação com o professor e a motivação para a aprendizagem. Como parte dos fundamentos teóricos pretende-se abordar questões como a construção da figura do professor e a questão social envolvida nesse processo de construção, mostrando assim que a aquisição do conhecimento não é uma construção unicausal e nem unilateral e sim um processo onde muitas variáveis estão envolvidas. O número previsto de participantes na pesquisa é de aproximadamente 100 crianças, na faixa etária entre 8 e 11 anos de idade, de uma escola de Campinas, Estado de São Paulo. Para conseguir responder aos objetivos propostos pela pesquisa serão usados dois instrumentos para a coleta de dados: uma Escala para avaliação da motivação escolar infanto-juvenil, que foi construída para ser utilizada com crianças de 8 a 11 anos de idade, com a finalidade de fornecer informações sobre como a criança e o adolescente se percebem em relação às fontes de sua motivação (intrínseca e extrínseca) como também sua intensidade. Como segundo instrumento serão utilizadas figuras de professor e alunos, representando diversas situações que possam ocorrer no cotidiano escolar. Será solicitado dos estudantes que escolham, de acordo com seu próprio interesse, 1 figura dentre as 10 apresentadas. A partir da escolha os estudantes serão questionados, através de uma entrevista sobre o porquê da escolha daquelas figuras, o que elas demonstram e como percebem essa situação apresentada, entre outras questões. O pesquisador não deverá dar qualquer orientação, muito menos exprimir juízo de valor, sobre a escolha ou resposta das crianças. Assim de maneira implícita deve fazer com que a criança se sinta à vontade para informar literalmente tudo o que é perceptível a ela sobre a figura que ela escolheu. Os dados passarão por uma análise qualitativa e quantitativa. Categorias de respostas serão criadas para analisar as questões do questionário e análises correlacionais serão propostas para verificar as relações entre as orientações motivacionais e as categorias estabelecidas. (AU)

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