Busca avançada
Ano de início
Entree

Largura dos estados hadrônicos e correções radiativas em Regras de Soma da QCD

Processo: 12/22815-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2015
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Ricardo D'Elia Matheus
Beneficiário:Raphael Moreira de Albuquerque
Instituição-sede: Instituto de Física Teórica (IFT). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Física de partículas   Hádrons   Física de hádrons   Cromodinâmica quântica

Resumo

Na Física Hadrônica, os fatores de forma desempenham um papel importante na descrição da estrutura interna dos hádrons. Contudo, sua determinação é muitas vezes complicada, uma vez que os efeitos não perturbativos da QCD estão diretamente ligados à distribuição partônica, tais como as troca de glúons de altas e de baixas energias, e também com os quarks de valência e os virtuais que estão presentes no interior dos hádrons. Em geral, tais efeitos não perturbativos da QCD são parametrizados e os fatores de forma surgem como funções da estrutura hadrônica, dando a base necessária para a construção de modelos efetivos da QCD. Com a inclusão dos fatores de forma, os modelos efetivos da QCD são capazes de calcular seções de choque entre hádrons leves e pesados com grande precisão, e podem inclusive fornecer respostas sobre a produção (e a supressão) de hádrons charmosos em eventos de colisão Núcleon-Núcleon produzidos pelo RHIC. O formalismo utilizado neste projeto de pesquisa para estudar massas, fatores de forma, larguras de decaimento e demais parâmetros hadrônicos é o das Regras de Soma da QCD.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALBUQUERQUE, R. M.; NIELSEN, M.; ZANETTI, C. M. Production of the Y(4260) state in B meson decay. Physics Letters B, v. 747, p. 83-87, JUL 30 2015. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.