Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito dos cátions da série de Hofmeister na estabilidade coloidal de partículas de PMMA/PEG

Processo: 12/25096-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Denise Freitas Siqueira Petri
Beneficiário:Larissa Harumi Nakahara Nukui
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

A estabilidade coloidal de partículas de poli(metacrilato de metila) decoradas com polietilenoglicol (PMMA/PEG) frente a cátions mono- e divalentes da série de Hofmeister (com contra-íon NO3-) será estudada sistematicamente por um analisador de separação de fases, espalhamento de luz dinâmico, medidas de potencial zeta e espalhamento de raios-X de baixo ângulo. O estudo visa à compreensão destes sistemas em termos de interações especificas entre os oligômeros de PEG situados na superfície das partículas e os cátions NH4+, K+, Na+, Ca2+ e Sr2+ e as consequências na estabilidade coloidal, as quais não podem ser explicadas somente pela teoria de DLVO.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NUKUI, LARISSA H. N.; BARBOSA, LEANDRO R. S.; PETRI, DENISE F. S. Impact of Monovalent and Divalent Cations on the Colloidal Stability of Negatively Charged Latex Particles Decorated with Poly(ethylene glycol). Industrial & Engineering Chemistry Research, v. 55, n. 3, p. 606-614, JAN 27 2016. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.