Busca avançada
Ano de início
Entree

Trauma na escola: relação entre vitimização e transtorno de estresse pós-traumático

Processo: 13/00940-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Paloma Pegolo de Albuquerque
Supervisor no Exterior: Robert A. Geffner
Instituição-sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa : Alliant International University, San Diego, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/01379-5 - Trauma e Histórico de Vitimização na Escola: Um Estudo Retrospectivo com Estudantes Universitários, BP.DR
Assunto(s):Bullying

Resumo

Existem evidências de que crianças e jovens podem experienciar bullying e vitimização escolar como eventos traumáticos, inclusive apresentando sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). No entanto, ainda existem lacunas na literatura sobre o relacionamento entre essas variáveis: existem fatores de risco para o desenvolvimento do transtorno? Qual o grau da influência de variáveis ambientais, como as familiares? O desenvolvimento de sintomas varia em decorrência dos tipos de vitimização escolar vivenciados? Por que alguns indivíduos apresentam sintomatologia de TEPT após vivenciarem a vitimização escolar e também anos depois? Devido à necessidade de esclarecer tais dúvidas e aprimorar a análise de dados do doutorado da bolsista, considera-se que o estágio no exterior junto à equipe de pesquisadores coordenada pelo professor Robert Geffner, reconhecido especialista em trauma, contribuirá muito para a pesquisa. As atividades programadas envolverão: supervisões específicas com o Professor Geffner e sua equipe; participação em aulas ou cursos ofertados pela Alliant International University; realização de observações, estágio e/ou pesquisa, treinamento em práticas clínicas e discussão de casos forenses no Institute on Violence, Abuse & Trauma (IVAT); realização de pesquisa bibliográfica; visita a instituições existentes na região de San Diego que atuem no atendimento a vítimas de traumas diversos; participação do processo de revisão de artigos submetidos a revistas especializadas editadas pelo professor Geffner e sua equipe; participação no planejamento do evento científico "18th International Conference and Summit on Violence, Abuse & Trauma" em San Diego, CA, participação da conferência em si em como membro voluntário da equipe IVAT e apresentação de pôster na Conferência; participação do grupo de pesquisa de doutorandos do Professor Geffner, que reúnem-se periodicamente; e possivelmente condução de breves seminários de treinamento para estudantes e professores da Alliant International University. Espera-se três produtos concretos a partir da experiência: 1) submissão de um artigo sobre os efeitos do trauma em vítimas de violência na escola, incluindo descrições de estudos de caso; 2) apresentação de pôster na Conferência internacional citada acima; e 3) participação em congressos no Brasil, divulgando os dados da pesquisa realizada pela bolsista com as contribuições do estágio, bem como apresentação da experiência na própria Universidade brasileira. (AU)