Busca avançada
Ano de início
Entree

Trauma na escola: relação entre vitimização e transtorno de estresse pós-traumático

Processo: 13/00940-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Tratamento e Prevenção Psicológica
Pesquisador responsável:Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams
Beneficiário:Paloma Pegolo de Albuquerque
Supervisor: Robert A. Geffner
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Alliant International University, San Diego, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:10/01379-5 - Trauma e histórico de vitimização na escola: um estudo retrospectivo com estudantes universitários, BP.DR
Assunto(s):Bullying
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bullying | transtorno de estresse pós-traumático | trauma | violência na escola | Saúde mental em vítimas de violência

Resumo

Existem evidências de que crianças e jovens podem experienciar bullying e vitimização escolar como eventos traumáticos, inclusive apresentando sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). No entanto, ainda existem lacunas na literatura sobre o relacionamento entre essas variáveis: existem fatores de risco para o desenvolvimento do transtorno? Qual o grau da influência de variáveis ambientais, como as familiares? O desenvolvimento de sintomas varia em decorrência dos tipos de vitimização escolar vivenciados? Por que alguns indivíduos apresentam sintomatologia de TEPT após vivenciarem a vitimização escolar e também anos depois? Devido à necessidade de esclarecer tais dúvidas e aprimorar a análise de dados do doutorado da bolsista, considera-se que o estágio no exterior junto à equipe de pesquisadores coordenada pelo professor Robert Geffner, reconhecido especialista em trauma, contribuirá muito para a pesquisa. As atividades programadas envolverão: supervisões específicas com o Professor Geffner e sua equipe; participação em aulas ou cursos ofertados pela Alliant International University; realização de observações, estágio e/ou pesquisa, treinamento em práticas clínicas e discussão de casos forenses no Institute on Violence, Abuse & Trauma (IVAT); realização de pesquisa bibliográfica; visita a instituições existentes na região de San Diego que atuem no atendimento a vítimas de traumas diversos; participação do processo de revisão de artigos submetidos a revistas especializadas editadas pelo professor Geffner e sua equipe; participação no planejamento do evento científico "18th International Conference and Summit on Violence, Abuse & Trauma" em San Diego, CA, participação da conferência em si em como membro voluntário da equipe IVAT e apresentação de pôster na Conferência; participação do grupo de pesquisa de doutorandos do Professor Geffner, que reúnem-se periodicamente; e possivelmente condução de breves seminários de treinamento para estudantes e professores da Alliant International University. Espera-se três produtos concretos a partir da experiência: 1) submissão de um artigo sobre os efeitos do trauma em vítimas de violência na escola, incluindo descrições de estudos de caso; 2) apresentação de pôster na Conferência internacional citada acima; e 3) participação em congressos no Brasil, divulgando os dados da pesquisa realizada pela bolsista com as contribuições do estágio, bem como apresentação da experiência na própria Universidade brasileira. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)