Busca avançada
Ano de início
Entree

Transferência de top soil e feno como técnica de restauração ecológica para a vegetação do campo cerrado e de tipos de vegetação campestre no Mediterrâneo

Processo: 13/02042-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 31 de maio de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Giselda Durigan
Beneficiário:Natashi Aparecida Lima Pilon
Supervisor no Exterior: Elise Buisson
Instituição-sede: Instituto Florestal. Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa: Université d'Avignon et des Pays de Vaucluse, França  
Vinculado à bolsa:12/09048-3 - Avaliação do potencial de transposição de top soil e feno para restauração da vegetação do campo cerrado, BP.IC
Assunto(s):Cerrado   Degradação ambiental

Resumo

O Cerrado encontra-se em estado crítico de degradação, e não existem na literatura técnicas específicas de restauração ecológica para suas fitofisionomias, principalmente para as áreas campestres. Os procedimentos existentes são baseados em fisionomias florestais, não se aplicando ao Cerrado, tornando-se necessário o desenvolvimento de técnicas de restauração para essa vegetação. Visando o aprimoramento da técnica utilizada no projeto "Avaliação do potencial de transposição de top soil e feno para a restauração da vegetação do campo cerrado" propõe-se a realização de estágio no IMBE - Institut Méditerranéen de Biodiversité et d'Ecologie, da Université d'Avignon et des Pays de Vaucluse, durante o mês de Maio de 2013, onde serão apresentados os projetos de restauração de áreas campestres realizadas por aquela instituição e o acompanhamento dos resultados com a equipe em campo. O estágio irá incrementar o projeto de pesquisa que vem sendo desenvolvido no Brasil, dando maior respaldo para interpretar os resultados obtidos para o campo cerrado. O IMBE vem desenvolvendo protocolos para restauração de áreas campestres e obtendo sucesso nessas iniciativas, de modo que o estágio pode contribuir para o aprimoramento da técnica no Brasil, marcando um avanço no conhecimento da restauração ecológica. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PILON, NATASHI A. L.; ASSIS, GEISSIANNY B.; SOUZA, FLAVIANA M.; DURIGAN, GISELDA. Native remnants can be sources of plants and topsoil to restore dry and wet cerrado grasslands. RESTORATION ECOLOGY, v. 27, n. 3, p. 569-580, MAY 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.