Busca avançada
Ano de início
Entree

Biodigestão anaeróbia da vinhaça para produção de biogás e mitigação dos gases do efeito estufa

Processo: 13/03578-3
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2013
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2014
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Marcelo Zaiat
Beneficiário:Bruna de Souza Moraes
Supervisor no Exterior: Sven Gjedde Sommer
Instituição-sede: Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM). Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (Brasil). Campinas , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Southern Denmark (SDU), Dinamarca  
Vinculado à bolsa:12/00414-7 - Biodigestão anaeróbia de vinhaça e de licor de pentoses em biorrefinarias integradas de 1ª e 2ª geração, BP.PD
Assunto(s):Biogás   Fertirrigação   Vinhaça

Resumo

A necessidade de ampliar a sustentabilidade do setor de bioetanol da cana-de-açúcar no Brasil tem impulsionado a busca da otimização energética do processo aliada a adequação ambiental dos resíduos gerados. Neste cenário, a digestão anaeróbia da vinhaça (o efluente mais abundante em uma biorrefinaria) surge como uma alternativa interessante, visto que além de promover a estabilização da matéria orgânica, também permite a geração de energia através do biogás. Entretanto, essa energia é geralmente perdida pela aplicação da vinhaça no solo sem nenhum tratamento prévio, prática muito comum no Brasil conhecida como fertirrigação. Além disso, essa prática ainda pode ser uma fonte de emissão de gases do efeito estufa, embora existam lacunas na literatura nessa área. Neste plano é proposto um estágio de pesquisa na University of Southern Denmark, objetivando a obtenção de conhecimento e das técnicas deste centro de pesquisa na área de emissão de gases e produção de biogás a partir de resíduos, para posterior aplicação na vinhaça de cana-de-açúcar no Brasil. A viabilidade da biodigestão anaeróbia para a mitigação da emissão de gases será avaliada, assim como o potencial da produção de biogás a partir desse efluente. Para esse propósito, a comparação entre a aplicação no solo de vinhaça "in natura" e biodigerida em relação à emissão de gases do efeito estufa será avaliada. A emissão de gases durante o armazenamento da vinhaça também será avaliada. Experimentos em batelada para determinar o potencial de produção de biogás a partir da digestão anaeróbia da vinhaça também serão realizados, visando a avaliação de seu potencial energético. os resultados deverão fornecer maiores informações em relação a biodigestão da vinhaça como forma de tornar o setor de produção de bioetanol mais sustentável e otimizado. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MORAES, BRUNA S.; PETERSEN, SOREN O.; ZAIAT, MARCELO; SOMMER, SVEN G.; TRIOLO, JIN MI. Reduction in greenhouse gas emissions from vinasse through anaerobic digestion. APPLIED ENERGY, v. 189, p. 21-30, MAR 1 2017. Citações Web of Science: 15.
MORAES, B. S.; TRIOLO, J. M.; LECONA, V. P.; ZAIAT, M.; SOMMER, S. G. Biogas production within the bioethanol production chain: Use of co-substrates for anaerobic digestion of sugar beet vinasse. Bioresource Technology, v. 190, p. 227-234, AUG 2015. Citações Web of Science: 22.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.