Busca avançada
Ano de início
Entree

Bioprospecção de fungos endofíticos isolados de guaranazeiros da Amazônia

Processo: 12/02000-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de julho de 2015
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Farmacognosia
Pesquisador responsável:Simone Possedente de Lira
Beneficiário:Luciana Mecatti Elias
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Bioprospecção   Micro-organismos endofíticos   Produtos naturais   Guaraná   Bioatividade   Amazônia

Resumo

Os fungos endofíticos estão envolvidos na produção de compostos de interesse biotecnológico, como novos compostos bioativos com aplicações nas áreas de medicina, indústria e agricultura. Estes micro-organismos são importantes candidatos ao controle de fitopatógenos, inclusive dos fungos do gênero Colletotrichum, que são considerados os principais fitopatógenos do mundo, causando danos econômicos significantes a diversas culturas, como guaraná e pimentão. O guaraná, fruto do guaranazeiro (Paullinia cupana, var. sorbilis (Mart.) Duke) é nativo da Amazônia e é um dos principais produtos dos estados do Amazonas e Bahia. A cultura do guaranazeiro é de grande importância para o Brasil, tanto do ponto de vista econômico quanto social. Já o pimentão (Capsicum annuum L.) é uma das 10 hortaliças mais importantes do mercado brasileiro e tem sua maior produção concentrada nos estados de São Paulo e Minas Gerais. Levando em consideração o possível controle de doenças por meio do emprego de compostos bioativos produzidos por micro-organismos, o presente projeto de pesquisa tem como objetivo a prospecção química e biológica de compostos produzidos por fungos endofíticos do guaranazeiro, uma vez que estes são uma promissora fonte de produtos naturais, apresentam grande diversidade química estrutural bioativa e foram pouco explorados até o momento. Para tanto, após o isolamento e cultivo desses micro-organismos, serão gerados extratos brutos e frações, os quais serão submetidos a análises químicas e ensaios biológicos contra o crescimento micelial "in vitro" do fungo Colletotrichum spp. Considerando que a quantidade de espécies fúngicas conhecidas é baixa, segundo a literatura, pode-se concluir que existe um grande potencial a ser explorado, sugerindo que estas espécies poderão fornecer importantes informações para a comunidade científica.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ELIAS, LUCIANA M.; FORTLZAMP, DIANA; SARTORI, SERGIO B.; FERREIRA, MARILIA C.; GOMES, LUIZ H.; AZEVEDO, JOAO L.; MONTOYA, V, QUIMI; RODRIGUES, ANDRE; FERREIRA, ANTONIO G.; LIRA, SIMONE P. The potential of compounds isolated from Xylaria spp. as antifungal agents against anthracnose. Brazilian Journal of Microbiology, v. 49, n. 4, p. 840-847, OCT-DEC 2018. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ELIAS, Luciana Mecatti. Bioprospecção de fungos endofíticos isolados de guaranazeiros da Amazônia. 2015. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.