Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adição de ractopamina e da concentração de proteína da dieta sobre o consumo, desempenho produtivo, metabólitos sanguíneos e eficiência alimentar de tourinhos em terminação.

Processo: 12/15648-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2013
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2013
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Luis Felipe Prada e Silva
Beneficiário:Renan Augusto Pinheiro Maciel
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento muscular   Rendimento de carcaça   Ganho de peso   Bovinos de corte   Gado Nelore

Resumo

Os agonistas Beta-adrenérgicos são moléculas orgânicas cujos principais efeitos são hipertrofia muscular e diminuição na deposição do tecido adiposo, dentre os principais agonistas Beta-adrenérgicos destaca-se a ractopamina. Dessa forma, objetiva-se nesse trabalho avaliar o uso da ractopamina e a influencia da concentração de proteína da dieta para bovinos de corte em fase de terminação em sistema de confinamento, sobre os seguintes parâmetros: consumo alimentar, desempenho produtivo, metabólitos sanguíneos e eficiência alimentar de tourinhos em terminação. Serão utilizados 48 novilhos da raça Nelore com aproximadamente 360 kg de peso inicial e 24 meses de idade. Os animais serão confinados por um período de 100 dias, sendo 21 dias de adaptação e 79 dias de período experimental. A dieta terá relação volumoso:concentrado de 30:70 com base na matéria seca, sendo que o volumoso será feno de Tifton 85 e o concentrado será constituído de fubá de milho, farelo de soja e mistura mineral. O delineamento experimental será em blocos ao acaso e os animais serão agrupados em 16 baias de acordo com as dietas experimentais, o experimento será um fatorial 2x2, sendo dois níveis de proteína e duas doses de ractopamina. O consumo será avaliado diariamente, o desempenho animal será realizado por meio de pesagens periódicas, amostras de sangue serão coletadas para avaliação do metabolismo proteico e energético. No final do período experimental todos os tourinhos serão pesados e abatidos. O peso de carcaça quente e rendimento de carcaça serão avaliados no dia do abate.