Busca avançada
Ano de início
Entree

Programa de prevenção integrada de obesidade e transtornos alimentos: um estudo piloto, randomizado, comparando os efeitos do programa 'new moves' aplicada em escolas públicas de São Paulo

Processo: 12/16952-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2013
Vigência (Término): 30 de abril de 2016
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Saúde Coletiva - Saúde Pública
Pesquisador responsável:Angélica de Medeiros Claudino
Beneficiário:Karin Louise Lenz Dunker
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Obesidade   Alimentação   Escola pública   Estudantes de ensino médio

Resumo

A obesidade e os transtornos alimentares são considerados problemas de saúde pública que implicam em custos financeiros e pessoais ao longo da vida. Fatores individuais, ambientais e comportamentais são comuns aos dois quadros e podem ser trabalhados em uma abordagem integrada. Objetivos: adaptar e avaliar os efeitos de um programa com abordagem integrada "New Moves" em variáveis relacionadas a aspectos da obesidade e de transtornos alimentares. Métodos: Os participantes serão adolescentes do sexo feminino de 12 a 14 anos de escolas públicas, randomizados em grupo experimental e grupo controle. As medidas do programa envolvem seus efeitos na insatisfação corporal, prática de atividade física, padrão e comportamento alimentar, uso de métodos não saudáveis de controle de peso e influência da mídia nas questões relacionadas ao corpo e alimentação, assim como a aceitação do programa pelas alunas, familiares e professores e coordenadores das escolas. As dinâmicas e questionários do programa original "New Moves" serão traduzidos e adaptados ao português (em colaboração com autores do programa). Este serão acrescido de medidas já utilizadas no Brasil, dentre elas: o Recordatório de atividade física de 3 dias, o Recordatório alimentar de 24 horas, o questionário de imagem corporal (BSQ) e a escala de autoestima de Rosenberg. Os dados serão coletados no início, após o término do programa e no seguimento de quatro meses após seu término. Serão realizadas comparações das diversas variáveis de interesse entre os diferentes momentos e entre os dois grupos de interesse. Para tal, a técnica estatística utilizada será a Análise de Variância (ANOVA) com medidas repetidas. Resultados esperados: espera-se que o programa tenha efeito positivo nas variáveis estudadas com redução da insatisfação corporal e de padrões inadequados de controle de peso e aumento de atividade física e melhora no padrão e comportamento alimentar. Os achados serão importantes para discutir os efeitos que estratégias de prevenção integrada podem ter a médio prazo na saúde das adolescentes. (AU)

Publicações científicas (4)
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAINÁ J. GUIMARÃES; ALESSANDRA PEREZ; KARIN L. L. DUNKER. Impacto de práticas parentais de peso e dieta na imagem corporal de adolescentes do sexo feminino. Jornal Brasileiro de Psiquiatria, v. 69, n. 1, p. 31-37, Jan. 2020.
KARIN LOUISE LENZ DUNKER; MARLE DOS SANTOS ALVARENGA; ANGÉLICA MEDEIROS CLAUDINO. Prevenção de transtornos alimentares e obesidade: relato de experiência da implementação do programa New Moves. Saúde debate, v. 42, n. 116, p. -, Mar. 2018.
LENZ DUNKER, KARIN LOUISE; CLAUDINO, ANGELICA MEDEIROS. Preventing weight-related problems among adolescent girls: A cluster randomized trial comparing the Brazilian `New Moves' program versus observation. OBESITY RESEARCH & CLINICAL PRACTICE, v. 12, n. 1, p. 102-115, JAN-FEB 2018. Citações Web of Science: 1.
LENZ DUNKER, KARIN LOUISE; CLAUDINO, ANGELICA MEDEIROS. Validity and Reliability of the Brazilian Version of the Weight Control Behaviors Scale. JOURNAL OF PEDIATRICS, v. 189, p. 143+, OCT 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.