Busca avançada
Ano de início
Entree

Álcool, tabaco e doenças crônicas: concordância entre casais idosos

Processo: 12/19988-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 30 de setembro de 2014
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Cleusa Pinheiro Ferri
Beneficiário:Mayra Pires Alves Machado
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Envelhecimento   Doença crônica

Resumo

Justificativa: Considerando o rápido envelhecimento da população mundial, especialmente dos países em desenvolvimento, e sua contribuição para o aumento da relevância das doenças crônicas, entender os comportamentos de risco que contribuem para um aumento da incapacitação e mortalidade nesta faixa etária é fundamental para o desenvolvimento de intervenções que promovam um envelhecimento saudável e a extensão do número de anos vividos e daqueles vividos sem incapacitação. Este estudo tem por objetivo estudar a relação entre o comportamento concordante ou não (para consumo de álcool, tabaco e prática de exercício) de casais idosos (acima de 65 anos de idade) e sua relação com a presença de doenças crônicas (infarto, angina, hipertensão, diabetes e acidente vascular cerebral - AVC) nos mesmos. Metodologia: Será realizada uma análise secundária do estudo original 10/66 Dementia Research Group, em que dados foram coletados a partir de uma entrevista domiciliar de todos os idosos acima de 65 anos de áreas geograficamente definidas de 6 países de renda média e baixa (Cuba, México, Peru, Porto Rico, República Dominicana e Venezuels), com amostra de aproximadamente 12000 indivíduos. Serão utilizados os dados referentes à angina, infarto, hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral e depressão (denominados saúde física e mental), prática de atividade física e consumo de álcool e tabaco (denominados comportamentos de saúde). Através de análises de prevalência e regressão logística, será investigada a relação de concordância existente entre comportamentos de saúde e condição de saúde física e mental em casais de idosos. Esta mesma relação de concordância será analisada também entre pares não casados, e se investigará se fatores socioeconômicos e culturais afetam a concordância.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ALVES MACHADO, MAYRA PIRES; OPALEYE, DAVI CAMARA; PEREIRA, TIAGO VEIGA; PADILLA, IVAN; NOTO, ANA REGINA; PRINCE, MARTIN; FERRI, CLEUSA PINHEIRO. Alcohol and tobacco consumption concordance and its correlates in older couples in Latin America. Geriatrics & Gerontology International, v. 17, n. 11, p. 1849-1857, NOV 2017. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.