Busca avançada
Ano de início
Entree

A agricultura quilombola no Vale do Ribeira - SP: comparação entre as agriculturas itinerante e permanente

Processo: 12/24232-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de março de 2015
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Cristina Adams
Beneficiário:Daniela Ianovali
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Agricultura itinerante   Ecologia humana

Resumo

O sistema agrícola itinerante (SAI), uma das formas mais antigas de agricultura, continua sendo praticado pelas comunidades quilombolas do Vale do Ribeira-SP. Entretanto, as atuais restrições da legislação ambiental brasileira e o surgimento de necessidades, antes não existentes para os membros destas comunidades, estão entre os principais motivos da diminuição desta prática. A produção para o consumo doméstico do SAI está sendo substituída pela agricultura comercial, apoiada por incentivos governamentais, como créditos financeiros e assistência técnica especializada. O objetivo deste projeto é avaliar a produtividade entre os diferentes sistemas de cultivo e entre áreas submetidas a diferentes tempos de pousio, discutindo os motivos e os impactos desta transição, sua sustentabilidade, assim como os impactos econômicos para as comunidades. Serão avaliadas 10 áreas que utilizam o SAI para a produção de arroz, milho, feijão e mandioca, e 05 áreas de cultivo comercial de pupunha. As horas de trabalho por indivíduo ativo, a produção por hectare, os insumos e equipamentos utilizados e o reflexo na renda familiar serão os parâmetros de avaliação da produtividade. A análise dos dados será feita pela estatística descritiva e pelo Teste t de Student.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
IANOVALI, Daniela. A agricultura quilombola no Vale do Ribeira - SP: comparação entre as agriculturas itinerante e permanente. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.