Busca avançada
Ano de início
Entree

Síntese e caracterização de filmes de alfa-Fe2O3/óxido de grafeno reduzido na fotodegradação da água para a geração de hidrogênio

Processo: 12/24270-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2013
Vigência (Término): 31 de agosto de 2014
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Ana Flávia Nogueira
Beneficiário:Saulo Do Amaral Carminati
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Grafenos   Fotocatálise   Hematita

Resumo

Atualmente, existe um grande avanço nas pesquisas envolvendo a geração de energias renováveis, como a geração de solar fuels, que são combustíveis produzidos pela energia advinda do Sol. O uso de um sistema fotoeletroquímico (PEC) para tal, mostra ser uma alternativa promissora e eficiente para a geração de hidrogênio e oxigênio pela quebra fotocatalítica de moléculas de água. O uso da hematita nesse processo mostra ser eficiente, tendo em vista suas propriedades como elevada abundância, absorção de luz, baixo custo e é ambientalmente amigável, porém devido à elevada taxa de recombinação dos pares elétron/buraco, há a necessidade de incorporar materiais bom condutores, como o grafeno, que irá facilitar o transporte das cargas fotoexcitadas. Pretende-se com este projeto, sintetizar o compósito hematita/óxido de grafeno reduzido para avaliar seu potencial na geração de hidrogênio pela fotólise da água.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARMINATI, SAULO DO AMARAL; SOUZA, FLAVIO L.; NOGUEIRA, ANA F. Enhancing Hematite Photoanode Activity for Water Oxidation by Incorporation of Reduced Graphene Oxide. ChemPhysChem, v. 17, n. 1, p. 170-177, JAN 4 2016. Citações Web of Science: 8.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.