Bolsa 12/24836-8 - Neonatologia, Bovinos - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Maturidade pulmonar em bezerros recém-nascidos hígidos da raça holandesa: análise do líquido amniótico

Processo: 12/24836-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2013
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2015
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Roberto Calderon Gonçalves
Beneficiário:Gabriela Nascimento Dantas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Neonatologia   Bovinos   Sistema respiratório
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bovinos | Contagem de Corpos Lamelares | maturação pulmonar | neonatologia | Sistema Respiratório | Teste de Clements | Problemas Clínicos de Animais de Produção

Resumo

A mortalidade de bezerros nas primeiras 48 horas de vida corresponde à cerca de 7,1% dos animais nascidos. Dentre as afecções que acometem esses animais no período perinatal e neonatal, a síndrome da angústia respiratória (SAR) é a mais comum e se destaca em animais oriundos de partos prematuros e distócicos, assim como em bezerros originários da fertilização in vitro e da clonagem. Sabe-se que uma das principais causas da SAR é a falta de surfactante em quantidade e qualidade adequada. O surfactante, produzido pelos pulmões funcionalmente maduros, é responsável pela prevenção do colapso alveolar e pela capacidade de reduzir a tensão superficial. Muitos estudos foram realizados na área de maturação pulmonar em humanos, sendo as espécies ovina e equina utilizadas como modelo experimental. Em bovinos, os trabalhos relacionados à maturação pulmonar pelos exames no líquido amniótico são escassos. Neste trabalho, será coletado, por via nasotraqueal, líquido amniótico de 50 bezerros holandeses no momento do parto, tendo sua maturidade avaliada por meio de: escore Apgar, características dos pelos, dentição e medida de coluna, e classificados como hígidos. O objetivo é padronizar a maturação pulmonar em bovinos, pela avaliação de Cor e Aspecto, da Contagem de Corpos Lamelares, do Teste do Azul de Nilo, do Teste de Clements e da Pesquisa de Mecônio. Esta última análise será útil para exclusão dos animais que sofreram asfixia neonatal, não sendo, portanto, considerados sadios.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GABRIELA N. DANTAS; BIANCA P. SANTAROSA; VITOR H. SANTOS; FERNANDO J. BENESI; ROBERTO C. GONÇALVES. Avaliação maturidade pulmonar em neonatos bovinos: análise do líquido amniótico. Pesquisa Veterinária Brasileira, v. 39, n. 8, p. 600-605, . (12/24836-8)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
DANTAS, Gabriela Nascimento. Maturidade pulmonar e fetal de bezerros da raça holandesa preta e branca tecém-nascidos, a termo e hígidos: análise do líquido amniótico. 2015. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.